
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalposso, Gustavo Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dalposso, Gustavo Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Albertoni, Matheus Fernando | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:46:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:46:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31552 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082991 | - |
| Descrição: dc.description | Although digital technologies are advancing over time, most of the time, their use in the classroom, in a school environment, arrives late. This gap between education and technologies happens, in general, because there is a need for a didactic transposition of technological artifacts to be used in the classroom. In this digital age, for example, games are an educational trend, in which their elements have been studied as a methodology, known as gamification. This methodology aims to encourage student participation during classes so that they feel like they are playing a game. Although it is not a simple task, when using digital tools, this can become possible. In this sense, the purpose of this work is to carry out a research on digital tools and platforms to evaluate the process of implementation and adaptation of the gamification methodology in a mathematics classroom. For this, first, a bibliographical research was carried out on different definitions of gamification and what are the main elements of games that are present in it. Next, five digital tools that can be used to gamify a classroom were presented, namely Khan Academy, Matific, Classcraft, Kahoot, kahoot! and Roblox. Finally, a classroom experience in a multi-year class in a rural school is reported. As a result, it was possible to identify the difficulties and adaptations that are necessary to implement the gamification methodology. In this way, it is expected that this work will contribute to motivate teachers to be interested in the subject of games in education and to use these studied tools, promoting a studentcentered teaching. | - |
| Descrição: dc.description | Embora as tecnologias digitais estejam avançando com o passar do tempo, na maioria das vezes, o seu uso em sala de aula, em ambiente escolar, chega de forma tardia. Essa lacuna entre educação e tecnologias acontece, em geral, porque há a necessidade de uma transposição didática dos artefatos tecnológicos para serem utilizados em sala de aula. Nesta era digital, por exemplo, os jogos são uma tendência educacional, nos quais, os seus elementos vêm sendo estudados como uma metodologia, conhecida como gamificação. Esta metodologia visa estimular a participação do estudante durante as aulas de forma que ele se sinta em um jogo. Apesar de não ser uma tarefa simples, ao usar ferramentas digitais, isso pode se tornar possível. Neste sentido, o propósito deste trabalho é realizar uma pesquisa sobre ferramentas e plataformas digitais para avaliar o processo de implementação e adaptação da metodologia de gamificação em uma sala de aula na disciplina de matemática. Para isto, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre diferentes definições de gamificação e quais os principais elementos de jogos que estão presentes nela. Na sequência, foram apresentadas cinco ferramentas digitais que podem ser utilizadas para gamificar uma sala de aula, sendo elas o Khan Academy, Matific, Classcraft, Kahoot, kahoot! e o Roblox. Por fim, é relatada uma experiência de sala de aula em uma turma multiano em uma escola do campo. Como resultado, foi possível identificar as dificuldades e adaptações que são necessárias para implementar a metodologia de gamificação. Dessa forma, espera-se que este trabalho contribua para motivar professores a se interessar pelo assunto de games na educação e utilizar estas ferramentas estudadas, promovendo um ensino centrado no aluno. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Um estudo sobre o uso de ferramentas educacionais gratuitas para gamificar uma sala de aula na disciplina de Matemática | - |
| Título: dc.title | A study on the use of free educational tools to gamify a classroom in the subject of Mathematics | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: