Possibilidades pedagógicas sobre a educação ambiental (EA) a partir da análise fílmica de "Avatar 2 - o caminho da água no processo de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araujo Xavier-
Autor(es): dc.contributorWalker, Maristela Rosso-
Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araújo Xavier-
Autor(es): dc.contributorRocha, Daiane Cristina da-
Autor(es): dc.contributorLopes, Bárbara Cristina-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Guilherme Aparecido de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:46:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:46:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082948-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental issues are longstanding concerns in the social, economic and educational context. Discussions about the environmental problem in the educational context can occur through the use of media resources such as cinema. Cinema and education establish a long-standing didactic-pedagogical relationship. In this sense, this work consists of promoting awareness about environmental education in an interdisciplinary way, through the film “Avatar 2 – The Way of Water” in the teaching process. The general objective is to analyze the emotions set in the film, in an interdisciplinary way for the elaboration of didactic activities, so that teachers can use them in their classes on environmental education. Question: How to promote awareness about environmental education in an interdisciplinary way through the film Avatar 2 for the teaching process in high school? The research is qualitative through Content Analysis (CA), using scenes as a data collection instrument, parts that relate to Biology content, from a critical perspective. After selecting the scenes, we produced a guide for use in the classroom by teachers. The results showed that 3 categories emerged whose contents can be worked on in High School, namely: Evolution: A Concept beyond Appearances; Ecology: An encounter with EE; Biological Diversity and EE. Based on the content presented in the film, it will serve as the basis for the creation of Biology classes, with interdisciplinary characteristics. bringing a bias to EE, which aims to raise awareness and address content related to evolution, ecology and biological diversity intertwining with aspects of culture, based on the use of educational approaches-
Descrição: dc.descriptionAs questões ambientais são preocupações já de longa data no contexto social,econômico, educacional. As discussões sobre a problemática ambiental no contexto educacional podem ocorrer via a utilização de recursos midiáticos tais como o cinema. O cinema e a educação estabelecem uma relação de aproximação didático pedagógica de longa data. Nesse sentido esse trabalho consiste em promover a sensibilização sobre educação ambiental de forma interdisciplinar, por meio do filme “Avatar 2 - O caminho das Águas” no processo de ensino. O objetivo geral é analisar as situações apresentadas no filme, de forma interdisciplinar para elaboração de atividades didáticas, para que os professores possam utilizá-las em suas aulas sobre educação ambiental. Pergunta-se: Como promover a sensibilização sobre educação ambiental de forma interdisciplinar por meio da película Avatar 2 para o processo de ensino no ensino médio? A pesquisa é de cunho qualitativo por meio da Análise de Conteúdo (AC), utilizando como instrumento de coleta de dados cenas, partes que se relacionam com conteúdo de Biologia, sob uma perspectiva crítica. Após a seleção das cenas produzimos um guia para utilização em sala de aula pelos professores. Os resultados demonstram que emergiram 3 categorias principais cujos conteúdos podem ser trabalhados no Ensino Médio a saber: Evolução: Um Conceito além das Aparências; Ecologia: Um encontro com a EA; Diversidade Biológica e a EA. A partir do conteúdo apresentado no filme ele servirá de base para a criação de aulas de Biologia, com características interdisciplinares. trazendo um viés para a EA, que visa sensibilizar e abordar conteúdos relativos a evolução, ecologia e diversidade biológica entrelaçando com aspectos da cultura, a partir da utilização de abordagens educativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherSanta Helena-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia de conservação-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental films-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial media in education-
Palavras-chave: dc.subjectConservation biology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titlePossibilidades pedagógicas sobre a educação ambiental (EA) a partir da análise fílmica de "Avatar 2 - o caminho da água no processo de ensino-
Título: dc.titlePedagogical possibilities on environmental education from film analysis of "Avatar 2 - o caminho da água" in teaching process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.