Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bennemann, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Bennemann, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Zarpelon , Edinéia | - |
Autor(es): dc.contributor | Cappelin, Alcione | - |
Autor(es): dc.creator | Facchi, Maria Gabriela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:46:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:46:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29222 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082942 | - |
Descrição: dc.description | This study has as it aims to identify the potential of the use of manipulative materials for the teaching and learning process in mathematics in the early grades of elementary school. However, the problem is to answer what are the benefits that activities with the manipulation of concrete materials bring to mathematical learning in the initial grades of elementary school. It is believed that the use of manipulative materials as alternative methodologies for teaching mathematics can help students to build knowledge. This is a bibliographic review study in which it presents the possibilities and diversity of manipulative materials for math classes as well as an interaction proposal suggesting ways of using one of the materials. It is noteworthy that, through research, it can be seen that most authors point to the effectiveness of using alternative methodologies, such as manipulative materials in mathematics teaching, and with these, positive and significant results can be obtained in learning. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo identificar as potencialidades do uso de materiais manipuláveis para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão problema está centrada em responder quais os benefícios que as atividades com a manipulação de materiais concretos trazem ao aprendizado matemático nas séries iniciais do ensino fundamental. Acredita-se que o uso de materiais manipuláveis enquanto metodologias alternativas para o ensino de matemática possam auxiliar os educandos a construírem os conhecimentos. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica no qual apresenta-se as possibilidades e a diversidade de materiais manipuláveis para as aulas de matemática, bem como uma proposta de interação sugerindo formas de utilização de um dos materiais: o ábaco. Ressalta-se que, por meio da pesquisa, pôde-se constatar que a maioria dos autores aponta a eficácia do uso de metodologias alternativas, como os materiais manipuláveis no ensino de matemática, sendo que a utilização desses materiais possibilita obter resultados positivos e significativos na aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | A importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática | - |
Título: dc.title | The importance of the use of manipulabe materials in mathematics teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: