A importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBennemann, Marcio-
Autor(es): dc.contributorBennemann, Marcio-
Autor(es): dc.contributorZarpelon , Edinéia-
Autor(es): dc.contributorCappelin, Alcione-
Autor(es): dc.creatorFacchi, Maria Gabriela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:46:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:46:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082942-
Descrição: dc.descriptionThis study has as it aims to identify the potential of the use of manipulative materials for the teaching and learning process in mathematics in the early grades of elementary school. However, the problem is to answer what are the benefits that activities with the manipulation of concrete materials bring to mathematical learning in the initial grades of elementary school. It is believed that the use of manipulative materials as alternative methodologies for teaching mathematics can help students to build knowledge. This is a bibliographic review study in which it presents the possibilities and diversity of manipulative materials for math classes as well as an interaction proposal suggesting ways of using one of the materials. It is noteworthy that, through research, it can be seen that most authors point to the effectiveness of using alternative methodologies, such as manipulative materials in mathematics teaching, and with these, positive and significant results can be obtained in learning.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo identificar as potencialidades do uso de materiais manipuláveis para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão problema está centrada em responder quais os benefícios que as atividades com a manipulação de materiais concretos trazem ao aprendizado matemático nas séries iniciais do ensino fundamental. Acredita-se que o uso de materiais manipuláveis enquanto metodologias alternativas para o ensino de matemática possam auxiliar os educandos a construírem os conhecimentos. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica no qual apresenta-se as possibilidades e a diversidade de materiais manipuláveis para as aulas de matemática, bem como uma proposta de interação sugerindo formas de utilização de um dos materiais: o ábaco. Ressalta-se que, por meio da pesquisa, pôde-se constatar que a maioria dos autores aponta a eficácia do uso de metodologias alternativas, como os materiais manipuláveis no ensino de matemática, sendo que a utilização desses materiais possibilita obter resultados positivos e significativos na aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Matemática-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleA importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática-
Título: dc.titleThe importance of the use of manipulabe materials in mathematics teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.