
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Consolin, Marcilene Ferrari Barriquello | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5499-2701 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3028205116451785 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8394-3132 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5059722794651091 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Romero, Adriano Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8369-501X | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9305249774964216 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Consolin, Marcilene Ferrari Barriquello | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5499-2701 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3028205116451785 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8394-3132 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5059722794651091 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sander, Ricardo Ernani | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6004-7615 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3099210375012040 | - |
| Autor(es): dc.creator | Arantes, Ana Cristyna Rocha de França | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:46:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:46:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36900 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082925 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: Guia didático pedagógico: uma introdução ao tema recursos hídricos na educação especial | - |
| Descrição: dc.description | Environmental Education can promote the development of social and personal values and promote the integration of students in current discussions and debates, in addition to contributing to the expansion of scientific concepts in the school environment for a broader understanding of social practice. Considering these aspects, this work aims to enable the inclusion of concepts about water resources in Basic Education, particularly in one of its modalities: Special Education. To this end, we produced a proposal in the format of a Didactic-Pedagogical Guide for use by teachers in the Multifunctional Resource Room, with a view to learning the concepts of Environmental Education with a focus on water resources by students who are the target audience of Special Education. This study is justified by the need to develop teaching-learning didactic tools for use by Special Education teachers in regular schools. It is considered that one of the objectives of the line of research on planning and management of water resources, in addition to developing new improvement methodologies, is to achieve greater social participation of subjects with regard to water resource management. The Didactic-Pedagogical Guide, developed based on the six levels of abstraction and complexity of Bloom's Taxonomy, comprises six unit plans that each include the objectives, the problematizing questions, the didacticpedagogical actions, the necessary material resources, the expected results and the assessment instruments with suggestions of activities that can be developed throughout and at the end of each plan. This Didactic-Pedagogical Guide underwent ad referendum peer review, allowing its validation for later development with the target audience of Special Education students enrolled in Basic Education, especially in the initial years of Elementary Education. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | A Educação Ambiental pode promover o desenvolvimento de valores sociais e pessoais e promover a integração de alunos em discussões e debates atuais, além de contribuir com a ampliação de conceitos científicos no âmbito escolar para uma compreensão mais ampla da prática social. Considerando esses aspectos, este trabalho tem como objetivo possibilitar a inserção de conceitos sobre recursos hídricos na Educação Básica, particularmente em uma de suas modalidades: a Educação Especial. Para tanto, produzimos uma proposta no formato de Guia Didático-Pedagógico para uso do professor da Sala de Recursos Multifuncionais, tendo em vista a aprendizagem dos alunos público-alvo a Educação Especial sobre conceitos da Educação Ambiental com foco nos recursos hídricos. O presente estudo justifica-se pela necessidade de se desenvolver ferramentas didáticas de ensino-aprendizagem para utilização do professor da Educação Especial em escolas de ensino regular. Considera-se que um dos objetivos da linha de pesquisa planejamento e gestão de recursos hídricos, além de desenvolver novas metodologias de aperfeiçoamento, consiste em alcançar maior participação social dos sujeitos no que se refere à gestão sobre recursos hídricos. O Guia Didático Pedagógico, desenvolvido a partir dos seis níveis de abstração e complexidade da Taxonomia de Bloom, compreende seis planos de unidade que contemplam, cada um, os objetivos, as questões problematizadoras, as ações didático-pedagógicas, os recursos materiais necessários, os resultados esperados e os instrumentos avaliativos com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas ao longo e ao final de cada plano. Este Guia Didático-Pedagógico passou por avaliação ad referendum por pares, permitindo sua validação para posterior desenvolvimento junto a estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados no Ensino Básico, em especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de recursos hídricos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Water resources development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
| Título: dc.title | A inserção dos conceitos de recursos hídricos na educação especial: uma proposta didático-pedagógica | - |
| Título: dc.title | The insertion of the concepts of water resources in basic education and special education: an pedagogical didactic proposal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: