Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Crespan, Estela dos Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Hyrycena, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Carolina Martins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:46:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:46:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29344 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082902 | - |
Descrição: dc.description | Many provocations and possible referrals were made, many back and forth along unknown paths that came to build what we call the course conclusion work. In view of the low number of publications found from 2010 onwards in the National Meeting of Chemistry Teaching and in the Revista Química Nova na Escola, and after analyzing and launching the campaign in the United Kingdom, by Elle magazine, we set out to provoke: what would become of research in chemistry teaching if we excluded all works that do not talk about women and gender? In this way, the work starts to discuss this problem, listing works published from the year 2010, either in the National Meeting of Chemistry Teaching or in the Revista Química Nova na Escola, which are materials far-reaching, and especially the second, has an exponential influence among teachers and future professionals of education in Chemistry. Few works related to the theme were found, with 03 articles in the Revista Química and in the National Meeting of Chemistry Teaching 39 works between articles and abstracts. | - |
Descrição: dc.description | Muitas provocações e possíveis encaminhamentos foram feitos, muitas idas e voltas por caminhos desconhecidos que vieram a construir isso que chamamos de trabalho de conclusão de curso. Perante o baixo número de publicações encontrados a partir do ano de 2010 no Encontro Nacional de Ensino de Química e na Revista Química Nova na Escola, e após o lançamento da campanha #MoreWomen (mais mulheres) no Reino Unido, pela revista Elle, nos propusemos a provocar: o que seria das pesquisas em ensino de química se excluíssemos todos os trabalhos que não falam sobre mulheres e gênero? Deste modo, o trabalho passa a discorrer sobre essa problemática, elencando trabalhos publicados a partir do ano de 2010, seja no Encontro Nacional de Ensino de Química ou na Revista Química nova na Escola, que são materiais de amplo alcance, e principalmente o segundo, tem influência exponencial entre professores e futuros profissionais da educação em Química. Foram encontrados poucos trabalhos relacionados com o tema, sendo 03 artigos na Revista Química e no Encontro Nacional de Ensino de Química 39 trabalhos entre artigos e resumos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicações científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science publishing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in science | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | E se excluíssemos todos os trabalhos que não falam de mulheres e gênero, o que seria do ensino de química? | - |
Título: dc.title | And what if we excluded all works that do not talk about women and gender, what would be about chemistry teaching? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: