
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ivanir Gomes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:45:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:45:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20952 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082807 | - |
| Descrição: dc.description | This theoretical work and research aimed at working with the theme of pre-school education of children with disabilities, identifyng the historical characteristics that permeate this process both kindergarten and educational background of childrean with disabilities so that could analyze these reflections today. In this sense, it becomes necessary to make a brief analysis of the conditions of life and study these subjects. Later, raise the present possibilities, approaches and pedagogical practices needed to develop an inclusion that the teaching/learning of the child still in the early years oh life-preschol. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho teórico e de pesquisa objetivou trabalhar com o tema da escolarização pré-escolar da criança com deficiência, identificando as características históricas que permeiam esse processo tanto na Educação Infantil como o histórico educacional da criança com deficiência para que pudéssemos analisar esses reflexos na atualidade. Neste sentido, torna-se necessário que façamos uma breve analise das condições de vida e de estudo desses sujeitos. Posteriormente, levantaremos as possibilidades presentes, as abordagens e práticas pedagógicas necessárias para uma inclusão que desenvolva de fato o ensino/aprendizagem dessa criança ainda nos primeiros anos de vida – a pré-escola. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiências do desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino pré-escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Developmentally disabled children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preschool teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Os desafios da escolarização da criança com deficiência na pré-escola | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: