
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Roseli Martins Novais | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:45:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:45:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21798 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082745 | - |
| Descrição: dc.description | Mathematics was always pointed to as one of the subjects that most fail at all stages. Even the teaching have gone through several adjustments, until this moment had no improvements on the difficulties presented by the students. The reproofs and retentions because of mathematics have been contributing to the low level of development and school performance impairing the emotional and the high esteem of the students. The scenario presented in tests and national tests comes confirming this reality that involves the teaching learning of mathematics. On one side teachers justify the low student performance, pointing several factors, such as lack of attention, disinterest for the discipline, etc. Another, students who failed or withheld due to the difficulties in learning mathematics. To find solutions that contribute to the teaching of mathematics is necessary a renewal of teaching and participation of all teachers and students on the mathematics taught and contribution to the intellectual and social development of individuals. Thus, this study focuses on the analysis of learning difficulties presented by elementary school students at a state school in the municipality of Goioerê. It is a quantitative and qualitative research a questionnaire was administered to thirty-nine ninth graders of elementary school. Through the analysis of the data obtained were indicated several factors that contribute to difficulties with learning mathematics teaching, among them, there is the methodology used by teachers, mathematical language, teachers impatience, among other factors. With it is concluded that the teaching of mathematics requires a wide renovation and effective participation of all stakeholders in this process and an ongoing reflection of teachers and students in their practice in the classroom, as both are active agents in the construction of knowledge. | - |
| Descrição: dc.description | A matemática sempre foi apontada como uma das disciplinas que mais reprova em todas as fases escolares. Mesmo o ensino ter passado por diversas adequações, até o presente momento não surtiu melhorias nas dificuldades apresentadas pelos alunos. As reprovações e retenções por causa da matemática vêm contribuindo para o baixo nível de desenvolvimento e rendimento escolar prejudicando o emocional e a alta estima dos alunos. O cenário apresentado em testes e provas nacionais vem comprovando esta realidade que envolve o ensino aprendizagem de matemática. De um lado professores justificando o baixo desempenho dos alunos apontando diversos fatores como falta de atenção, desinteresse pela disciplina etc. Do outro, alunos reprovados ou retidos devido às dificuldades em aprender a matemática. Para encontrar soluções que contribuam para o ensino da matemática se faz necessário uma renovação do ensino e participação de todos os professores e alunos sobre a matemática ensinada e contribuição para o desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos. Deste modo, este estudo tem como foco a análise das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Goioerê. É uma pesquisa qualitativa quantitativa, onde foi aplicado um questionário a trinta e nove alunos do nono ano do ensino fundamental. Por meio da análise dos dados obtidos foram apontados diversos fatores que contribuem para as dificuldades com a aprendizagem do ensino da matemática, entre eles, destaca-se a metodologia utilizada pelos professores, a linguagem matemática, impaciência dos professores, entre outros fatores. Com isso, conclui se que o ensino de matemática necessita de uma renovação ampla e participação efetiva de todos os envolvidos nesse processo e uma permanente reflexão dos professores e alunos na sua pratica em sala de aula, pois ambos são agentes ativos na construção do conhecimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | Matemática: como superar as dificuldades de aprendizagem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: