Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Márcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Márcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Thaís Luisa Deschamps | - |
Autor(es): dc.creator | Lacerda, Fabiele do Rocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:45:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:45:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082719 | - |
Descrição: dc.description | Different nutrients have positive effects on the brain, and some are specifically related to memory and neurotransmitters that directly affect cognitive conditions and suggest influences on learning patterns. The relationship between food and learning can have negative consequences when there is a lack of nutrients in the daily diet of the individual, which can cause consequences that can be noticed in the attitudes of students inside the classroom such as: lack of attention, disinterest, difficulty of understanding, motor difficulties, logical reasoning and assimilation. Under the focus, this work is defined as applied research, exploratory, explanatory with a quantitative approach. Its objective was to collect data related to the Body Mass Index, having as the study population students from the 6th and 7th grade of elementary school from the public education network of the city of Ponta Grossa in Paraná. The chosen technique has as data to be collected the height and weight of the adolescents, which have as one of the determining factors the food, that is, the lack of food or the negligence of the food choices such as the excessive consumption of sugar, trans and saturated fat, lack of consumption of vitamins, proteins, minerals and water, directly affect the physical and also psychological development of any human being. The technique of the BMI calculation was used for data collection, as a method of easy access, viable and less invasive, so it was possible to analyze the diagnosis in which these students were based on the recommendation of the World Health Organization (WHO) in relation to the results of the calculation, where a large part of the researched population is identified as below the recommended weight. | - |
Descrição: dc.description | Diferentes nutrientes exercem efeitos positivos em relação ao cérebro, sendo alguns especificamente relacionados à memória e aos neurotransmissores que implicam diretamente nas condições cognitivas e sugerem influências nos padrões de aprendizagem. A relaçao da alimentação e aprendizagem podem consequências negativas quando há falta de nutrientes na alimentação diária do indivíduo, podendo causar consequência que podem serem notada em atitudes de alunos dentro sala de aula como: falta de atenção, desinteresse, dificuldade de compreensão, dificuldades motoras, de raciocínio lógico e de assimilação. Sob o enfoque, este trabalho é definido como uma pesquisa aplicada, exploratória, explicativa com abordagem quantitativa. Esta teve como objetivo colher dados relacionado ao Índice de Massa Corporal, tendo como a população de estudo alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Ponta Grossa no Paraná. A técnica escolhida tem como dados a serem colhidos a altura e peso dos adolescentes, que tem como um dos fatores determinante a alimentação, ou seja, a falta de alimentação ou da negligência das escolhas alimentícias como o consumo exagerado de açúcar, gordura trans e saturada, falta de consumo de vitaminas, proteínas, minerais e água, prejudicam diretamente no desenvolvimento físico e também psicológico de qualuqer ser humano. Utilizou-se da técnica do cálculo do IMC para coleta de dados, como um método de fácil acesso, viável e menos invasivo, assim foi possível analisar o diagnóstico em que esses alunos se encontravam a partir da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relacão aos resultados do cálculo, onde grande da população pesquisada está identificada como abaixo do peso recomendado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Nutrição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Merenda escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Aspectos fisiológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children - Nutrition | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children - Food | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning - Physiological aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body composition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Estudo de caso do índice de massa corpórea e inferências sobre a sua relação com aprendizagem escolar em alunos do sexto e sétimos anos | - |
Título: dc.title | Case study of the body mass index and inferences about its relationship with school learning in sixth and seventh grade students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: