Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Barsotti, Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Retorta, Miriam Sester | - |
Autor(es): dc.creator | Giri, Mirelle Mussi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:45:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:45:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8930 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082696 | - |
Descrição: dc.description | The present research aimed to analyze the issue of the pre-service English teacher education in the undergraduate Modern Languages course of Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, and in the Languages without Borders Program (LwB) regarding the internationalization of higher education, understood as a strategy to adapt to the new challenges and demands imposed by the globalization. It was adopted two procedures for the data collection in this research of descriptive nature: bibliographic and documentary research, and quantitative survey that makes use of a questionnaire as an instrument for data collection. The questionnaire was applied to the students of the undergraduate Modern Languages course of UTFPR regularly enrolled in the subjects of Curricular Practical Training in English Language I, II and III in the second semester of 2016. Its objective was to verify how the teacher education in the course relates to the internationalization of higher education in practice. The results showed that the teacher education developed in the subjects are not articulated with the internationalization of higher education and that LwB could complement the training of its scholar teachers who are undergraduate students of the English - Portuguese Languages course of UTFPR. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetivou analisar a questão dos processos formativos do professor de língua inglesa no curso de Licenciatura em Letras Português - Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, e no Programa Federal Idiomas sem Fronteiras (IsF) com relação à internacionalização do ensino superior, entendida como uma estratégia de adaptação aos novos desafios e demandas impostos pela globalização. Esta pesquisa, de natureza descritiva, adotou dois procedimentos para a coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, e levantamento quantitativo por meio de um questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário foi aplicado aos licenciandos do curso de Licenciatura em Letras Português - Inglês da UTFPR regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório em Língua Inglesa I, II e III no segundo semestre do ano de 2016. Seu objetivo foi verificar como a formação docente do curso se relaciona com a questão da internacionalização do ensino superior na prática. Os resultados mostraram que os processos formativos oportunizados nas disciplinas não se articulam com a internacionalização do ensino superior e que o Programa IsF pode complementar a formação dos professores bolsistas acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Português - Inglês da UTFPR | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras Português/Inglês | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | College teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Os processos formativos do professor de língua inglesa no curso de letras da UTFPR e no programa idiomas sem fronteiras: a questão da internacionalização do ensino superior | - |
Título: dc.title | The pre-service english teacher education in the undergraduate modern languages course of Universidade Tecnológica Federal do Paraná and in the english without borders program: the internationalization of higher education issue | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: