Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855-
Autor(es): dc.contributorPassos, Adriana Quimentão-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5152-2405-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1388948578344435-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855-
Autor(es): dc.contributorElias, Henrique Rizek-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1158460330500121-
Autor(es): dc.creatorBellini, Janete Aparecida de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:45:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:45:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30062-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082653-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Raciocinando sobre medidas-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to analyze the processes of mathematical reasoning developed by students of the fourth year of Elementary School of a municipal school in the city of Londrina in the state of Paraná, Brazil, when solving a sequence of exploratory tasks. This research was carried out with 16 students organized in pairs. The exploratory tasks addressed the content on magnitudes and measures, specifically on measures of length. Data were collected by observing the students, recording audios, videos and written records of the tasks. The research followed a qualitative approach with an interpretative character, with the methodology of Research Based on Design (IBD). As theoretical contributions, we approach the definitions of mathematical reasoning and its processes, about the exploratory tasks and the actions of teachers that support mathematical reasoning and about the teaching of measures. We present data related to three pairs as they solve two of the exploratory tasks. The results allowed us to observe that the students, when solving the tasks, evidenced the contents as addition, subtraction, multiplication, relationships between meter and centimeter measurements and length estimates. They used different strategies and mobilized the processes of conjecturing, comparing and justifying, proving that tasks elaborated and applied in an exploratory teaching-learning perspective contribute to the development of mathematical reasoning.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é analisar os processos de raciocínio matemático desenvolvidos por alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal da cidade de Londrina no estado do Paraná, Brasil, ao resolverem uma sequência de tarefas de caráter exploratório. Esta pesquisa foi realizada com 16 alunos organizados em duplas. As tarefas exploratórias abordaram conteúdos da unidade temática de grandezas e medidas, especificamente, medidas de comprimento. Os dados foram coletados por meio da observação dos alunos, gravação de áudios, vídeos e registros escritos das tarefas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com caráter interpretativo, com a metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD). Como aportes teóricos, abordamos as definições de raciocínio matemático e seus processos, sobre as tarefas exploratórias e as ações de professores que apoiam o raciocínio matemático e o ensino de medidas. Apresentamos dados relativos a três duplas de alunos ao resolverem duas tarefas exploratórias. Como resultados, observamos que os alunos ao resolverem as tarefas evidenciaram os conteúdos de adição, subtração, multiplicação, relações entre medidas de metro e centímetros e estimativas de comprimento. Utilizaram de diferentes estratégias e mobilizaram os processos de conjecturar, comparar e justificar comprovando que, tarefas elaboradas e aplicadas numa perspectiva de ensino-aprendizagem exploratório contribui para o raciocínio matemático.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectUnidades de medida-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etc-
Palavras-chave: dc.subjectUnits-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleProcessos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento-
Título: dc.titleMathematical reasoning processes in elementary school: exploratory tasks on length measurements-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.