Aplicação de um sistema de gamificação para incentivo na participação de projetos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuintilhano, Silvana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorQuintilhano, Silvana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorFerreira, José Ângelo-
Autor(es): dc.contributorTondato, Rogerio-
Autor(es): dc.creatorKisihara, Leonardo Belo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:45:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:45:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36589-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082586-
Descrição: dc.descriptionCurrently, people management plays a crucial role in promoting engagement and innovation within organizations. Gamification, defined as the application of game elements in non-gaming contexts, emerges as an innovative strategy to motivate employees and foster participation in projects. In this context, the general objective of this study was to implement a gamification system, called "Journey of Innovation," to encourage employee participation in projects within a food industry company. A qualitative research approach was employed, based on observations and analyses of financial, productive, and engagement outcomes. The results showed an 82% increase in employee participation, a 488% growth in direct financial results, and a 317% rise in productivity stemming from projects. It is concluded that gamification is a promising tool to enhance employee engagement and productivity, leading to improved organizational outcomes.-
Descrição: dc.descriptionAtualmente, a gestão de pessoas desempenha um papel importante na promoção do engajamento e da inovação nas organizações. A gamificação, definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos, emerge como uma estratégia inovadora para motivar colaboradores e fomentar a participação em projetos. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi aplicar um sistema de gamificação, denominado "Jornada da Inovação", para incentivar a participação de colaboradores em projetos de uma empresa do setor alimentício. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, baseada em observações e análises de resultados financeiros, produtivos e de engajamento. Dos resultados obtidos, constatou-se um aumento de 82% na participação de colaboradores, de 488% nos resultados financeiros diretos e 317% na produtividade advindos de projetos. Conclui-se que a gamificação é uma ferramenta promissora para aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores, contribuindo para melhores resultados organizacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectPersonnel management-
Palavras-chave: dc.subjectLabor productivity-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement (Philosophy)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAplicação de um sistema de gamificação para incentivo na participação de projetos-
Título: dc.titleApplication of a gamification system to encourage project participation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.