Arte matematizada: possibilidades didáticas interdisciplinares para o ensino da geometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Armando Paulo da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242-
Autor(es): dc.contributorSilva, Armando Paulo da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242-
Autor(es): dc.contributorCasa Grande Junior, Dirceu-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-4791-3005-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7595281823269320-
Autor(es): dc.contributorCoelho Neto, João-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-6154-3266-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2482014486805534-
Autor(es): dc.creatorDruzini, Selma Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:45:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:45:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32428-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082577-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Caderno de atividades: arte matematizada em obras de Tarsila do Amaral: interdisciplinaridade no ensino da geometria-
Descrição: dc.descriptionInterdisciplinary work is a teaching practice that promotes the formation of citizens, collaborating with the awakening of critical capacity, helping them in the teaching and learning process. Therefore, this research aims to develop an Activity Book that involves the Art and Mathematics Curricular Components for the continued training of basic education teachers in relation to teaching geometric concepts in an interdisciplinary way, through the use of eight works by the artist Tarsila do Amaral, aimed at teachers who work in the early years of Elementary School. The qualitative interpretative methodology was used, qualitative analytical data analysis according to Yin and data collection through the application of a practical workshop. The subjects involved in the research tested the Activity Notebook presented, where they recorded their contributions through questionnaires using the Google Forms application. The results obtained indicate that the interdisciplinary work of Art and Mathematics for Geometry Teaching is possible, showing that both curricular components are related and complement each other towards efficiency in Geometry Teaching. In addition to the activities being applicable in the classroom, easy to understand, objective, playful and providing cultural knowledge. They also registered an interest in seeking and promoting new pedagogical practices.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho interdisciplinar é uma prática de ensino que promove a formação do cidadão, colaborando com o despertar da capacidade crítica, ajudando-os no processo do ensino e aprendizado. Por isso, esta pesquisa traz como objetivo desenvolver um Caderno de Atividades que envolva os Componentes Curriculares Arte e Matemática para a formação continuada dos professores da educação básica em relação ao ensino dos conceitos geométricos de forma interdisciplinar, por meio da utilização de oito obras da artista Tarsila do Amaral, voltado aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo interpretativo, análise de dados qualitativa analítica de acordo com Yin e a coleta de dados por meio da aplicação de uma oficina prática. Os sujeitos envolvidos na pesquisa testaram o Caderno de Atividades apresentado, onde registraram suas contribuições por meio de questionários pelo aplicativo Google Forms. Os resultados obtidos apontam ser possível o trabalho interdisciplinar da Arte e Matemática para o Ensino de Geometria, evidenciando que ambos os componentes curriculares se relacionam e se complementam rumo a eficiência ao Ensino de Geometria. Além das atividades serem aplicáveis em sala de aula, de fácil compreensão, com objetividade, ludicidade e proporcionar um conhecimento cultural. Registraram também, o interesse pela busca e promoção de novas práticas pedagógicas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectArtes na educação-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino Fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectArts in education-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics (Fundamental education)-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleArte matematizada: possibilidades didáticas interdisciplinares para o ensino da geometria-
Título: dc.titleMathematized art: interdisciplinary teaching possibilities for the teaching the geometry-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.