Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Siumara Aparecida de | - |
Autor(es): dc.creator | Molina, Mallany Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:45:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:45:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1317 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082551 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Caderno de sequência didática: Vozes na EJA | - |
Descrição: dc.description | This research has as its objective to present a proposal of interdisciplinary education based on aspects of the scientific language on EJA “Educação de Jovens e Adultos” (Youth and Adults Education). Through a didactic sequence organized for an interdisciplinary pedagogic intervention, the theme “Vozes na EJA” (Voices on EJA) was developed, on which it was worked contents from the disciplines of Natural Sciences (the senses) and contents of the Portuguese Language (existence report textual genre), in view of the socio-cognitive strategies of textual processing in the acquisition and building of the scientific knowledge. The objects analyzed were oral and written texts, produced by learners of an elementary school – latest years of EJA, evening period of a public school, located on the periphery area of Ponta Grossa – Paraná. The people involved are four learners, aged between 20 and 50 years old. The investigation happens in two moments: the analysis of the text as global in the building of the meaning, by questions that guide the contextual dimension; and the analysis of the text as the place of the development of the meanings related to the scientific concepts that guide the cognitive dimension. This last one helps the comparisons with the activities proposed throughout the process of didactic sequence application. The methodological approach of the research is qualitative, classified as explanatory, the typology of this study is characterized as an action-research, knowing that the results obtained are arising from the didactic sequence applied in the classroom, which generates the object of analyses for this investigation. The results obtained indicate that, when the actions are strategically planned by the teacher, it enables the learners to appropriate the scientific language on the textual production, allowing the building of senses. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar tomando por base aspectos da linguagem científica na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Por meio de uma sequência didática organizada para uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foi desenvolvida a temática “Vozes na EJA”, em que se trabalharam conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais (os sentidos) e conteúdos da Língua Portuguesa (gênero textual relato de vivências), tendo em vista as estratégias sociocognitivas de processamento textual na aquisição e construção do conhecimento científico. Os objetos de análise foram textos orais e escritos, produzidos por educandos do ensino fundamental – anos finais da EJA, do período noturno de uma escola pública, localizada na periferia do município de Ponta Grossa – Paraná. Os sujeitos envolvidos são quatro educandas, com idades entre 20 e 50 anos. A investigação é realizada em duas instâncias: a análise do texto como global na construção do significado, por questões que norteiam a dimensão contextual; e, a análise do texto como local da construção de significados relacionados aos conceitos científicos, por questões que norteiam a dimensão cognitiva. Essa última instância auxilia as comparações com as atividades propostas ao longo do processo de aplicação da sequência didática. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, classificada como explicativa, a tipologia desse estudo é caracterizada como pesquisa-ação, tendo em vista que os resultados obtidos são decorrentes da aplicação da sequência didática em sala de aula, que geraram o objeto de análise para a essa investigação. Os resultados obtidos apontam que, quando as ações são planejadas estrategicamente pelo educador, podem possibilitar aos educandos a apropriação da linguagem científica na produção textual, permitindo a construção de sentidos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Written communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Título: dc.title | Linguagem científica na EJA: uma proposta de sequência didática no ensino fundamental: anos finais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: