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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Cléber Gimenez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Cléber Gimenez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Endo, André Takeshi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Sato, Raquel Tiemi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:44:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:44:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36465 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082499 | - |
| Descrição: dc.description | Augmented Reality (AR) is a technology that aims to develop software products that mix virtual and real elements (predominance of real elements), with human-computer interaction in real-time in a three-dimensional (3D) environment. It is used in several areas of knowledge, such as education, games, among others. On the other hand, to seek the quality and reliability of the software product, testing is a fundamental activity. In this context, the real environment can influence the execution of this type of activity and the analysis of parameters of the real environment (for example, luminosity, 3D coordinates, and occlusion) is necessary to guarantee the success of the test. Additionally, manual tests can make the standardized repetition of the activity unfeasible and time-consuming for the tester. Thus, the present work aims to carry out an analysis of the influence of the environment in AR applications, ARToolkit library, and the Unity3D engine. Two experiments were conducted in different scenarios, in the first scenario using different levels of luminosity, in the second scenario by performing the occlusion of the markers to test the application without defects, in the third scenario, a configuration was made of all the markers, and finally, in the last. In the second experiment which defects were inserted in the source code and tested in a real environment that has adequate luminosity and marker occlusion. The induced results that the real environment can influence, since an application of AR without defect presented in certain situations and the insertion of defects the real object was not rendered, according to expected. An interesting point is the identification of the opportunity to automate the AR application test with an application mapping certain characteristics of the real environment to inform the tester. | - |
| Descrição: dc.description | A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que visa o desenvolvimento de produtos de software que misturam elementos virtuais e reais (predominância dos elementos reais), com interação humano-computador em tempo real em ambiente tridimensional (3D). É utilizada em diversas áreas do conhecimento, tais como educação, jogos, entre outras. Adicionalmente, para buscar a qualidade e a confiabilidade do produto de software, o teste é uma atividade fundamental. No contexto de RA, o ambiente real pode influenciar na execução desse tipo de atividade e a análise de parâmetros do ambiente (por exemplo, luminosidade, coordenadas 3D e oclusão de marcadores) é necessária para garantir o sucesso do teste. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da influência do ambiente real em uma aplicação de RA, usando a biblioteca ARToolkit e o motor de jogos Unity3D. Foram conduzidos dois experimentos em diferentes cenários, no primeiro cenário foram utilizados diferentes níveis de luminosidade, no segundo cenário a oclusão de marcadores para testar a aplicação sem defeitos e no terceiro cenário foi realizada a configuração das coordenadas da câmera em relação ao marcador. No segundo experimento, defeitos foram inseridos no código fonte e a aplicação foi testada em um ambiente real considerado a luminosidade e oclusão do marcador adequados. Os resultados mostraram que o ambiente real pode influenciar, visto que uma aplicação de RA sem defeito conhecido apresentou falha (não renderização de objetos 3D) em determinadas situações; na inserção de defeitos o objeto real também não foi renderizado, apresentando falha conforme esperado. Um ponto interessante é a identificação da oportunidade de automatização do teste de aplicações de RA, com uma aplicação mapeando determinadas características do ambiente real para informar o testador. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia de Software | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - Testes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produtos novos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Testing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | New products | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE | - |
| Título: dc.title | Teste de software em aplicações computacionais baseadas em realidade aumentada | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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