Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7270314006427713 | - |
Autor(es): dc.contributor | Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4002703346200955 | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Dyana Grazielli Altomani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:44:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:44:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082344 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha guia "Funções executivas na resolução de tarefas de matemática" | - |
Descrição: dc.description | This dissertation refers to a master's research in Mathematics Education through the Graduate Program in Mathematics Education at the Federal Technological University of Paraná, Campi Cornélio Procópio and Londrina. The research aimed to investigate the mobilization of Executive Functions in solving routine 1st-degree Equation tasks. For its development, a qualitative, exploratory methodology was used with 8th-grade students from a State Public School. It is guided by the questions: Which Executive Functions are mobilized during the solving of 1st-degree Equation tasks? How do Executive Functions contribute to mathematical performance through solving 1st-degree Equation tasks? Thus, a set of tasks was elaborated based on a theoretical foundation from articles published in the CAPES journal, which foster the addressed theme, to support the knowledge on Executive Functions and mathematical performance. The results of some tasks and the analysis of the research corpus showed that solving 1st-degree Equation tasks facilitates the mobilization of Executive Functions, specifically Working Memory, highlighting that, through these cognitive skill stimuli, the teacher provides students with the opportunity to think, construct new knowledge, and retrieve already acquired knowledge, establishing significant relationships with mathematical performance. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação refere-se a uma pesquisa de mestrado em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campi Cornélio Procópio e Londrina. A pesquisa teve como objetivo investigar as mobilizações das Funções Executivas na resolução de tarefas rotineiras de Equação do 1° grau. Para seu desenvolvimento, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino. Norteia-se pelas questões: que Funções Executivas são mobilizadas durante a resolução de tarefas de Equação do 1° grau? De que maneira as Funções Executivas contribuem para o desempenho em Matemática por meio da resolução de tarefas de Equação do 1° grau? Assim, um conjunto de tarefas foram elaboradas a partir de uma fundamentação teórica com base em artigos publicados no periódico CAPES, que fomentam o tema abordado, a fim de embasar o conhecimento sobre Funções Executivas e desempenho de Matemática. Os resultados de algumas tarefas e a análise do corpus da pesquisa mostraram que a resolução de tarefas rotineiras de Equação do 1° grau proporciona a mobilização das Funções Executivas, em específico a Memória de Trabalho, evidenciando que, a partir desses estímulos das habilidades cognitivas, o professor oferece a seus alunos oportunidade de pensar, construir novos conhecimentos e resgatar os conhecimentos já adquiridos, tendo relações significativas ao desempenho matemático. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/?ref=chooser-v1 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funçoes executivas (Neuropsicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Executive functions (Neuropsychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Mobilização das funções executivas na resolução de tarefas de equação do 1° grau | - |
Título: dc.title | Mobilization of executive functions in solving 1st degree equation tasks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: