
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Janete Santa Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Dalva Aparecida Domingues da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:44:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:44:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20881 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082337 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabajo tuvo como tema la enseñanza de la lectura, en la que trata de reflexionar sobre las representaciones construidas sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura en los . La lectura es el mejor y gran patrimonio de la educación. Esta investigación se basa en suposiciones teóricas de algunos autores como: Renilson José Menegassi y João Wanderley Gerardi, Ezequiel Theodoro da Silva, y tiene como objectivo analizar Las classes dos profesores de 5° año de la escuela primaria, su visión en relación con a enseñanza de la lectura y las mayores dificultades de los alumnos presentados en este procedimiento. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o ensino da leitura, em que buscou-se refletir sobre as representações construídas acerca do processo de ensino e aprendizagem da leitura no curso Fundamental I. A leitura é a melhor e grande herança da Educação. Esta pesquisa embasa-se nos pressupostos teóricos de alguns autores como: Renilson José Menegassi e João Wanderley Geraldi, Ezequiel Theodoro da Silva e tem como objetivo analisar a aula de dois professores do 5° ano do ano do ensino fundamental no Município do Norte do Paraná, sua visão em relação ao ensino da leitura e quais as maiores dificuldades dos alunos apresentados nesse processo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Development reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading promotion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | A formação do leitor no 5°ano do ensino fundamental I: o discurso e a prática de educadores sobre leitura e leitores | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: