Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pin, Aline Keryn | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Pin, Aline Keryn | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Policastro, Milena Soldá | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Dheiny Maiara de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:43:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:43:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082134 | - |
Descrição: dc.description | Andrade, Vanessa Largo (quinto membro da banca) | - |
Descrição: dc.description | Among the diversity present in the classroom experienced by teachers who teach mathematics, we highlight attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), which affects about 9% of the school population. Despite the relative increase in research related to the topic in the last 11 years, some questions are still open. For example, the difficulties of students with ADHD in abstracting and understanding different mathematical contents. Taking this into account, in this present work we will carry out a systematic review of theses and dissertations databases, with the objective of identifying which aspects have been the focus of research investigation in the last 11 years, inMathematics Education, which have as subjects’ students diagnosed with ADHD were investigated, considering the approaches, methodologies and resources used for teaching mathematics to students with ADHD. Working memory, the school/family relationship, and the work of the pedagogical team in relation to ADHD, games and manipulative materials, learning disorders and difficulties, with a focus on dyslexia and the delay in arithmetic as well as self-regulation and affectivity. | - |
Descrição: dc.description | Dentre a diversidade presente em sala de aula vivenciada pelos professores que ensinam matemática, destacamos o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que afeta cerca de 9% da população escolar. Apesar do relativo aumento de pesquisas relacionadas ao tema, nos últimos 11 anos, algumas questões ainda seguem em aberto. Por exemplo, as dificuldades de alunos com TDAH na abstração e compreensão de diversos conteúdos matemáticos. Levando isso em consideração, neste presente trabalho faremos uma revisão em bancos de dados de teses e dissertações, com o objetivo de identificar quais aspectos têm sido foco de investigação das pesquisas nos últimos 11 anos, na área da Educação Matemática, que têm como sujeitos investigados os alunos diagnosticados com TDAH, considerando as abordagens, metodologias e recursos utilizados para o ensino de matemática para os estudantes com TDAH. Revelaram-se como principais focos de investigação a memória de trabalho, a relação escola/família e o trabalho da equipe pedagógica com relação ao TDAH, os jogos e materiais manipuláveis, os transtornos e dificuldades de aprendizagem, com foco na dislexia e na defasagem na aritmética bem como a autorregulação e a afetividade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attention-deficit hyperactivity disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Searching, Bibliographical | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura | - |
Título: dc.title | Mathematical Education and attention deficit and hyperactivity disorder: a review of the literature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: