Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Strauhs, Faimara do Rocio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3857956905317907 | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Hilton José Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sato, Gilson Yukio | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Strauhs, Faimara do Rocio | - |
Autor(es): dc.creator | Comarella, Daniele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:43:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:43:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1998 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082116 | - |
Descrição: dc.description | This research presents a Community of Practice (CoP), here referred to as interorganizational, in the area of Business Process Management, with the aim of identifying deployment characteristics, forms of knowledge creation and other inscritores established conceptually. Proposes the creation of a conceptual model, supported in modeling processes and can assist in the creation of new interorganizational CoPs. For this, we analyzed the CoP concepts and practices of Knowledge Management, Process Management in particular, detecting correlations with current theories, especially in the area of organizational learning processes. When detecting new and possible correlations with current theories and consecrated, in particular in the area of Communities of Practice and Process Management, sought to establish the foundation for the process modeling of new types of associations with the same conceptual alignment of CoPs. This was a scientific research applied field, which included participant observation procedures, with specific protocols and questionnaires themselves, supported by the case study method. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma Comunidade de Prática (CoP), aqui denominada de interorganizacional, na área de Gestão por Processos, com o intuito de identificar características de implantação, formas de criação do conhecimento e demais inscritores, estabelecidos conceitualmente. Propõe-se a criação de um modelo conceitual, apoiado na modelagem de processos e que possa auxiliar na criação de novas CoPs interorganizacionais. Para isto, foram analisados os conceitos de CoP e as práticas de Gestão do Conhecimento, em especial Gestão por Processos, detectando as possíveis correlações com as teorias vigentes, em especial na área da aprendizagem organizacional e processos. Ao detectar novas e possíveis correlações com teorias vigentes e consagradas, em especial, na área de Comunidades de Prática e Gestão por Processos, buscou-se estabelecer o embasamento para a modelagem de processos de novos tipos de agremiações com o mesmo alinhamento conceitual das CoPs. Esta foi uma pesquisa de natureza científica aplicada, de campo, cujos procedimentos incluíram observação participante, com protocolos específicos e questionários próprios, apoiada no método de estudo de caso. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Título: dc.title | A modelagem de processos como ferramenta auxiliar na implantação de comunidades de prática: o caso CoP-GP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: