Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nagalli, André | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3985-755X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2654028156219694 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Altair | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0036-5363 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8497841698526810 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nagalli, André | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3985-755X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2654028156219694 | - |
Autor(es): dc.contributor | Passig, Fernando Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7461-0616 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0839069076248628 | - |
Autor(es): dc.creator | Tulio, Luciano Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:43:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:43:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31404 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082060 | - |
Descrição: dc.description | The prevailing social context on a global scale today, marked by socioeconomic inequalities and environmental degradation, emphasizes the importance of environmental education as a relevant strategy in the search for sustainability. However, despite the advances made in terms of its achievement in schools, this objective is far from being satisfactorily achieved in public educational institutions in Brazil; in particular, in the stages of basic education. Therefore, this research – characterized as an action research – sought to identify the main difficulties in this scope and propose a local solution applied in a public school in Paraná, with sixth and seventh grade students. The strategy incorporated the active gamification methodology to encourage student participation, motivate the teaching team and make Environmental Education a regular practice in the daily life of the school, remembering its interdisciplinary characteristic. The evaluation of the effectiveness of the project was carried out through a questionnaire to the teaching team and its analysis sought dialogue with the bibliographic reference and the improvement of the strategy. The results obtained revealed the relative effectiveness of the action plan in the local context, but highlighted substantial aspects for remodeling the project for its implementation in future opportunities. Finally, the possibility of its application in other educational institutions and the relevance regarding the development of new research on the subject were considered. | - |
Descrição: dc.description | O contexto social prevalente em escala global na atualidade, marcado por desigualdades socioeconômicas e pela degradação do meio ambiente, enfatiza a importância da educação ambiental como uma estratégia relevante na busca pela sustentabilidade. Entretanto, apesar dos avanços obtidos quanto à sua realização em meio escolar, estudos sugerem que este objetivo está longe de ser atingido de modo satisfatório nas instituições públicas de ensino no Brasil; em especial, nas etapas da educação básica. A revisão bibliográfica permitiu a identificação das principais dificuldades neste escopo, sendo frequentemente apontadas pelos pesquisadores: a ausência de interdisciplinaridade nas abordagens didáticas, a falta de domínio conceitual dos professores, a desmotivação dos docentes em razão das condições de trabalho e a baixa efetividade das metodologias tradicionais de ensino. Portanto, esta pesquisa – caracterizada como uma pesquisa-ação – buscou propor uma solução metodológica aplicada em um colégio da rede pública paranaense, com estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental. A estratégia incorporou a metodologia ativa da gamificação para estimular a participação dos estudantes, motivar os professores e tornar a Educação Ambiental uma prática regular no cotidiano do colégio, lembrando da sua característica interdisciplinar. A avaliação sobre a efetividade do projeto se deu por meio de questionário à equipe docente e sua análise buscou o diálogo com o referencial bibliográfico e o aprimoramento da estratégia. Os resultados obtidos revelaram relativa eficácia do plano de ação no contexto local, mas ressaltaram aspectos substanciais para o remodelamento do projeto para sua implantação em oportunidades futuras. Finalmente, considerou-se a possibilidade de sua aplicação em outras instituições de ensino e a relevância quanto ao desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | A gamificação como estratégia metodológica para a educação ambiental no ensino público | - |
Título: dc.title | Gamification as a methodological strategy for environmental education in public education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: