Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kampa, Josmael Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Kampa, Josmael Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Salamon, Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | Javarez Junior, Laercio | - |
Autor(es): dc.creator | Weigert, Breno Vialle | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:43:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:43:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082029 | - |
Descrição: dc.description | The economic and social development of a country is directly related to the rise of entrepreneurial activities, based on the generation of jobs and financial and intellectual capital. Educational institutions play an important role for the success of these initiatives, providing the necessary knowledge for the students to idealize concepts that are consistent with the real demands of the market and society. However, it is not enough to qualify without encouraging and, therefore, this study presents a research project that aims to elaborate a descriptive project for the implementation of a prototyping laboratory for conceptual artifacts (PROTO) at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). The purpose of this laboratory is to allow free access for the students that are interested in materializing their ideas, allowing them to start the process of designing innovative products. For its development product development and project management methodologies were used, supporting the project from the definition of the state of the art, immersion in similar regional laboratories, specification to the detailing of the desired functions and necessary resources for the implementation and initial functioning of the PROTO laboratory. Therefore, this document results in a preliminary descriptive memorial and a bank of activities to systematically support its realization. | - |
Descrição: dc.description | O desenvolvimento econômico e social de um país está diretamente relacionado à ascensão de atividades empreendedoras, a partir da geração de empregos e de capital financeiro e intelectual. As instituições de ensino têm um papel relevante no sucesso dessas iniciativas, qualificando os alunos com os conhecimentos necessários para idealização de conceitos condizentes com as demandas reais de mercado e da sociedade. Entretanto, não basta qualificar sem incentivar e, por isso, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto descritivo para a implementação de um laboratório de prototipagem de artefatos conceituais (PROTO) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A finalidade desse laboratório é permitir acesso livre aos alunos interessados em materializar suas ideias, suportando o processo de concepção de produtos inovadores. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas metodologias de desenvolvimento de produtos e de gestão de projetos que apoiam o projeto desde a definição do estado da arte, imersão em laboratórios similares regionais, especificação até o detalhamento das funções desejadas e recursos necessários para a implantação e funcionamento inicial do laboratório PROTO. Assim, este documento traz como resultado um memorial descritivo preliminar e um banco de atividades para suporte sistemático de sua realização. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de protótipos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prototypes, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Projeto descritivo do laboratório de prototipagem de artefatos conceituais da UTFPR (PROTO) | - |
Título: dc.title | Descriptive project of the UTFPR prototyping laboratory for conceptual artifacts (PROTO) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: