Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Licheski, Laís Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, José Marconi Bezerra de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Licheski, Laís Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Riva, Josiane Lazaroto | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Camila Barbieri de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Maria Luciana Utida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:43:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:43:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13768 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1082019 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents the development process of an interactive digital magazine focused on graphic design's related content. It descant about editorial and magazine's design, making a survey of its main guidelines along with a succinct report about the evolution of these magazines in the digital environment in order to understand the development's requirements of this kind of publication. Different magazines' publishing platforms were analyzed, aiming to map the offered features in the digital environment, in terms of comparison, influencing subsequent decisions. There was a quantitative research to prove the project's validity, and to map the target audience's needs, regarding content and distribution. It was studied and applied the concepts of editorial design, webdesign and responsive design in order to develop a functional magazine in terms of usability and navigability, making use of interactive resources and hypertextuality, which were fundamental requirements in the subsequent development's decisions. Lastly it was expatiate the editorial design's development, the graphic production and concisely the necessary to understand the encoding development. Thereafter a qualitative research through a questionnaire was taken, in order to get responses about issues related to the magazine's format and navigability, and the results taken into account for the possible production of subsequent numbers. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de uma revista digital interativa que se foca em conteúdos relacionados a design gráfico. Discorreu-se sobre design editorial e de revistas, fazendo um levantamento de suas principais diretrizes, juntamente a um relato sucinto do processo de evolução das revistas no meio digital a fim de entender os requisitos para o desenvolvimento deste tipo de publicação. Foram analisadas diferentes plataformas de publicação de revistas, com o objetivo de mapeamento dos recursos oferecidos no meio digital, comparativamente, influenciando as decisões posteriores. Fez-se uma pesquisa quantitiva para provar a validade do projeto e a fim de mapear as necessidades do público alvo quanto a conteúdo e distribuição. Estudou-se e aplicou-se os conceitos de design editorial, webdesign e design responsivo a fim de desenvolver uma revista funcional, em termos de usabilidade e na e navegabilidade a fazendo-se uso de recursos de interatividade e hipertextualidade sendo estes quesitos fundamentais na decisão do subsequente desenvolvimento. Apresentou-se, por fim, o desenvolvimento do projeto editorial, da criação gráfica,e da implementação do modelo. Posteriormente fez-se uma pesquisa qualitativa por meio de questionário para obter resposta à questões ligadas a navegabilidade e formato da revista, sendo os resultados levados em consideração para o aprimoramento do modelo da revista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Desenho Industrial | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagramação de revistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design (Typography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magazine design | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Em branco: projeto editorial para revista digital com a temática de design gráfico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: