Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Banin, Edna Sakon | - |
Autor(es): dc.creator | Schmitke, Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:43:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:43:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32814 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081968 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to describe how Mathematical Modeling is presented in Elementary School - final years, in one of the volumes of one of the Mathematics collections approved in the Programa Nacional do Livro e do Material Didático of 2022. Through a bibliographical research with a qualitative approach, to investigate the guiding question, a bibliographic survey was carried out on how Mathematical Modeling can be proposed in Elementary School - final years; how it appears in selected textbooks; and finally, activities from the selected textbook were identified that have the potential to trigger a Mathematical Modeling activity in the classroom. In response to the study’s guiding question, it was observed that: Mathematical Modeling can arouse the student’s interest, as it provides contact with everyday situations or reality, thus enabling a greater contribution to mathematical learning in itself and also in other areas of knowledge; Although Mathematical Modeling is present in documents that conduct Elementary School textbooks - final years, in practice, it is not contemplated, appearing only in the Teacher’s Manual as a method of solving applied problems, without any appointment or direction for the student or teacher on how to use it in the classroom; and, finally, it was found that Mathematical Modeling is still little proposed by teachers, as it escapes their “comfort zone”, which are expository class. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo descrever como a Modelagem Matemática é identificada no Ensino Fundamental - anos finais, em um dos volumes de uma das coleções de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2020. Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, para investigar a questão norteadora fez-se um levantamento bibliográfico sobre como a Modelagem Matemática pode ser proposta no Ensino Fundamental - anos finais; como ela aparece no livros didáticos selecionados; e por fim foram identificadas atividades do livro didático selecionado que tem potencial para desencadear uma atividade de Modelagem Matemática em sala de aula. Como resposta à questão norteadora do estudo observou-se que: a Modelagem Matemática pode despertar o interesse do estudante, pois proporciona contato com situações cotidianas ou da realidade, possibilitando assim maior contribuição no aprendizado matemático em si e também em outras áreas do conhecimento; apesar da Modelagem Matemática estar presente em documentos que regem os livros didáticos do Ensino Fundamental - anos finais, na prática, ela não é contemplada, aparecendo apenas no Manual do Professor como um método de resolução de problemas aplicados, sem nenhum apontamento ou direcionamento para o estudante ou professor de como utilizá-la em sala de aula; e, por fim, constatou-se que a Modelagem Matemática ainda é pouco proposta pelos professores, pois foge da sua “zona de conforto”, que são as aulas expositivas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD (Program : Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática nos livros didáticos do ensino fundamental - anos finais | - |
Título: dc.title | Mathematical modeling in elementary education textbook - final years | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: