
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castro, Élida Maiara Velozo de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Castro, Élida Maiara Velozo de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zarpelon, Edinéia | - |
| Autor(es): dc.creator | Blasius, Bruna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:42:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:42:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37577 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081765 | - |
| Descrição: dc.description | In this study, we aim to indicate the conditions for the development of a mathematical modeling activity. Following a qualitative approach, we present and discuss an activity with the theme “food waste”. The discussion is organized based on four elements: choice of the theme, data collection and processing, mathematization, and interpretation of results. In each of these elements, we highlight specific conditions, such as the interest and experience of the subjects with the real situation in choosing the theme; the logistics and resources available for data collection; prior knowledge and the ability to formulate hypotheses in mathematization; and the critical capacity for analysis and validation of the model in the interpretation of results. The data analyzed allow us to infer that these conditions are interdependent and directly influence the strategies adopted, the plans carried out, and the actions of the subjects throughout the activity. We conclude that understanding and considering these conditions is essential to promote mathematical modeling practices that are more contextualized and targeted to those involved. | - |
| Descrição: dc.description | Neste estudo temos como objetivo indicar condicionantes na elaboração de uma atividade de modelagem matemática. Seguindo uma abordagem qualitativa, apresentamos e discutimos uma atividade com o tema “desperdício de alimentos”. A discussão é organizada a partir de quatro elementos: escolha do tema, coleta e tratamento dos dados, matematização e interpretação dos resultados. Em cada um desses elementos, destacamos condicionantes específicos, como o interesse e a vivência dos sujeitos com a situação real na escolha do tema; a logística e os recursos disponíveis para coleta de dados; os conhecimentos prévios e a capacidade de formulação de hipóteses na matematização; e a capacidade crítica de análise e validação do modelo na interpretação dos resultados. Os dados analisados nos permitem inferir que esses condicionantes são interdependentes e influenciam diretamente as estratégias adotadas, os planejamentos realizados e as ações dos sujeitos ao longo da atividade. Concluímos que compreender e considerar tais condicionantes é essencial para promover práticas de modelagem matemática mais contextualizadas e com direcionamento para os envolvidos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelyng | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Condicionantes identificados na elaboração de uma atividade de modelagem matemática | - |
| Título: dc.title | Conditionants identified in the preparation of a mathematical modeling activity | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: