O ensino do número de Euler

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorProbst, Roy Wilhelm-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483-
Autor(es): dc.contributorKrindges, André-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-2575-9315-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853-
Autor(es): dc.contributorProbst, Roy Wilhelm-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, João Luis-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8388-4902-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2719190119956611-
Autor(es): dc.creatorMicolino, Andressa Luana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:42:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:42:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081721-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates Euler’s number, highlighting its relevance both in mathematics and in practical applications, such as financial mathematics and the study of natural phenomena. The main objective is to propose innovative teaching strategies to facilitate the understanding of this concept in Basic Education. The research includes a theoretical review of its historical development, an analysis of its treatment in textbooks and national exams, and the development of an educational resource in the form of a game based on progressive challenges. The results suggest that the use of interactive approaches enhances the comprehension of abstract mathematical concepts, aligning with the requirements of the National Common Curricular Base (BNCC) and the National High School Exam (ENEM).-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga o número de Euler, destacando sua relevância tanto na matemática quanto em aplicações práticas, como na matemática financeira e no estudo de fenômenos naturais. O objetivo principal é propor estratégias didáticas inovadoras para facilitar o ensino desse conceito na Educação Básica. A pesquisa inclui uma revisão teórica sobre seu desenvolvimento histórico, análise de sua abordagem em livros didáticos e exames nacionais, e o desenvolvimento de um recurso educacional em formato de jogo baseado em desafios progressivos. Os resultados sugerem que o uso de abordagens interativas contribui para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, alinhando-se às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectNúmero de Euler-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeira-
Palavras-chave: dc.subjectEuler’s numbers-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleO ensino do número de Euler-
Título: dc.titleThe teaching of Euler's number-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.