
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Probst, Roy Wilhelm | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3282-6096 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8875516070185483 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Krindges, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2575-9315 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6745819763260853 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Probst, Roy Wilhelm | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3282-6096 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8875516070185483 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, João Luis | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8388-4902 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2719190119956611 | - |
| Autor(es): dc.creator | Micolino, Andressa Luana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:42:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:42:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35790 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081721 | - |
| Descrição: dc.description | This study investigates Euler’s number, highlighting its relevance both in mathematics and in practical applications, such as financial mathematics and the study of natural phenomena. The main objective is to propose innovative teaching strategies to facilitate the understanding of this concept in Basic Education. The research includes a theoretical review of its historical development, an analysis of its treatment in textbooks and national exams, and the development of an educational resource in the form of a game based on progressive challenges. The results suggest that the use of interactive approaches enhances the comprehension of abstract mathematical concepts, aligning with the requirements of the National Common Curricular Base (BNCC) and the National High School Exam (ENEM). | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho investiga o número de Euler, destacando sua relevância tanto na matemática quanto em aplicações práticas, como na matemática financeira e no estudo de fenômenos naturais. O objetivo principal é propor estratégias didáticas inovadoras para facilitar o ensino desse conceito na Educação Básica. A pesquisa inclui uma revisão teórica sobre seu desenvolvimento histórico, análise de sua abordagem em livros didáticos e exames nacionais, e o desenvolvimento de um recurso educacional em formato de jogo baseado em desafios progressivos. Os resultados sugerem que o uso de abordagens interativas contribui para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, alinhando-se às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Número de Euler | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Euler’s numbers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Business mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | O ensino do número de Euler | - |
| Título: dc.title | The teaching of Euler's number | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: