Caderno de Orientações Pedagógicas - Matemática Viva na Sala de Aula: modelagem matemática crítica como caminho para aprendizagens significativas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCamilo, Felippe-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Rogério Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-28T01:22:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-28T01:22:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_Felippe_Camilo_28-08pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081704-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional consiste em um Caderno de Orientações Pedagógicas destinado a professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O caderno tem como objetivo principal oferecer subsídios teóricos e práticos para a articulação da Modelagem Matemática com as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), promovendo uma educação matemática crítica. Sua elaboração foi fundamentada na linha de pesquisa “Epistemologia, Didática e Currículo” e nas demandas específicas da EJA, que requerem abordagens contextualizadas e significativas. A estrutura do produto inclui uma fundamentação conceitual sobre os temas, orientações sobre o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de modelagem matemática e reflexões sobre a prática docente. O material pretende ser um instrumento de apoio para educadores que desejam inovar em suas metodologias, transformando o ensino de matemática em uma ferramenta de leitura de mundo e empodermento para seus estudantes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Públicapt_BR
Título: dc.titleCaderno de Orientações Pedagógicas - Matemática Viva na Sala de Aula: modelagem matemática crítica como caminho para aprendizagens significativaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons