Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Marília. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Damaceno, Tiago Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-27T14:59:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-27T14:59:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Tiago_Dias_Damaceno_sequencia didatica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081122 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi produzir uma sequência didática para a disciplina de Sociologia sobre o racismo religioso e as religiões afro-brasileiras buscando contribuir para a efetividade das Leis 10.639/03 e 11.645/11. A intervenção pedagógica foi realizada na Segunda Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Bonifácio do Couto, localizada no município de Alvinlândia-SP. A pesquisa bibliográfica nos indicou que há uma ausência dessa temática nas escolas, nos currículos, na formação de professores, bem como nos materiais e livros didáticos. Buscamos identificar trabalhos que abordam as tensões ocasionadas a partir do momento em que os temas relacionados a essas religiões adentram a escola. Também são evidenciadas as violências e perseguições sofridas pelos adeptos das religiões de matrizes africanas, expressões do racismo religioso construídas historicamente desde o período colonial. Elaboramos uma intervenção pedagógica que visava desconstruir a demonização dessas expressões religiosas, preconceitos e discriminações, refletindo sobre o racismo na sociedade brasileira e ressignificando a expressão “macumba”, a partir da valorização dos mitos, ritos e liturgias afro-brasileiras. Utilizamos uma metodologia própria para a elaboração da sequência didática, inspirada nas obras Pedagogia das Encruzilhadas (2019) de Luiz Rufino e Pedagogia da Circularidade: Ensinagens de Terreiro (2022) de Tássio Ferreira e descrevemos as aulas, bem como sua aplicação, utilizando um diário de campo. Os resultados que obtivemos com a sequência didática foram analisados a partir de dois questionários respondidos pelos estudantes participantes, como instrumento de coleta de dados. A trajetória desenvolvida revela que entre os estudantes há tanto resistências ao tema abordado quanto aproximações e demonstra que para fazer frente ao racismo religioso, a educação é o caminho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.827KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo religioso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo - Aspectos religiosos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Religiões afro-brasileiras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racism - Religious aspects | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-Brazilian religions | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racist Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racism | pt_BR |
Título: dc.title | Racismo religioso e religiões afro-brasileiras nas escolas: uma sequência didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Não | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Tiago_Dias_Damaceno_sequencia didatica.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081122/2/TCC_Tiago_Dias_Damaceno_sequencia didatica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons