Racismo religioso e religiões afro-brasileiras nas escolas: uma sequência didática

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Marília.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDamaceno, Tiago Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-27T14:59:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-27T14:59:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-27-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Tiago_Dias_Damaceno_sequencia didaticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081122-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi produzir uma sequência didática para a disciplina de Sociologia sobre o racismo religioso e as religiões afro-brasileiras buscando contribuir para a efetividade das Leis 10.639/03 e 11.645/11. A intervenção pedagógica foi realizada na Segunda Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Bonifácio do Couto, localizada no município de Alvinlândia-SP. A pesquisa bibliográfica nos indicou que há uma ausência dessa temática nas escolas, nos currículos, na formação de professores, bem como nos materiais e livros didáticos. Buscamos identificar trabalhos que abordam as tensões ocasionadas a partir do momento em que os temas relacionados a essas religiões adentram a escola. Também são evidenciadas as violências e perseguições sofridas pelos adeptos das religiões de matrizes africanas, expressões do racismo religioso construídas historicamente desde o período colonial. Elaboramos uma intervenção pedagógica que visava desconstruir a demonização dessas expressões religiosas, preconceitos e discriminações, refletindo sobre o racismo na sociedade brasileira e ressignificando a expressão “macumba”, a partir da valorização dos mitos, ritos e liturgias afro-brasileiras. Utilizamos uma metodologia própria para a elaboração da sequência didática, inspirada nas obras Pedagogia das Encruzilhadas (2019) de Luiz Rufino e Pedagogia da Circularidade: Ensinagens de Terreiro (2022) de Tássio Ferreira e descrevemos as aulas, bem como sua aplicação, utilizando um diário de campo. Os resultados que obtivemos com a sequência didática foram analisados a partir de dois questionários respondidos pelos estudantes participantes, como instrumento de coleta de dados. A trajetória desenvolvida revela que entre os estudantes há tanto resistências ao tema abordado quanto aproximações e demonstra que para fazer frente ao racismo religioso, a educação é o caminho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.827KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRacismo religiosopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismo - Aspectos religiosospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacism - Religious aspectspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfro-Brazilian religionspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnti-racist Educationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnti-racismpt_BR
Título: dc.titleRacismo religioso e religiões afro-brasileiras nas escolas: uma sequência didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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