DE CIDADE EM CIDADE RUMO À SALA DE AULA: O FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DO VALE DO JEQUITINHONHA (1980-2019)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbrantes de Oliveira, Wagner-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-27T12:39:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-27T12:39:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Wagnerpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081103-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação busca viabilizar uma proposta de ensino de história local por meio do Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (1980-2019). O texto discute as possibilidades de utilizar a cultura popular como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, refletimos sobre como a temática da cultura popular pode ser inserida na chamada base diversificada do currículo. Buscamos destacar a importância da história local, na qual a abordagem e o estudo do objeto se aproximam do professor-pesquisador e do estudante. Pontuamos que, a história local emerge das motivações internas ligadas às demandas do próprio local, possibilitando a busca por uma história plural e dinâmica de grupos e pessoas que, antes excluídas, passam a ser protagonistas. O primeiro Festival, em suas origens, caracterizou-se por atividades que envolviam grupos “folclóricos”, apresentação de violeiros e feira de artesanato. A princípio, foi organizado no início dos anos 1980 pelo Movimento Cultural do Vale do Jequitinhonha (MCVJ) e pelo Movimento Cultural Popular do Vale do Jequitinhonha (MCPJ). Com a consolidação do Festivale, as atividades artísticas se ampliaram, e o evento se tornou um movimento cultural mais amplo, construindo as identidades dos vale-jequitinhonhenses. Portanto, a inserção da cultura popular no processo de ensino-aprendizagem tem a possibilidade de criar uma educação mais contextualizada. Dessa forma, a proposta de intervenção para as turmas do 9o ano do ensino fundamental II, usando o Festival de Cultura Popular como objeto de estudo, configura-se como uma fonte para a construção de debates e do saber local, valorizando a memória e as identidades de uma sociedade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular; ensino de história; Vale do Jequitinhonha; história local.pt_BR
Título: dc.titleDE CIDADE EM CIDADE RUMO À SALA DE AULA: O FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DO VALE DO JEQUITINHONHA (1980-2019)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes Históricos em Diferentes Espaços de Memóriapt_BR
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