Descolonizando saberes através de memes: uma abordagem crítica das questões raciais no Ensino de História no Instituto Federal do Tocantins - Campus Colinas do Tocantins (2023-2025)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Luís Rodomilson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-25T13:05:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-25T13:05:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherLuís Rodomilson Pedrosa da Silva UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081072-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho investiga o uso de memes como instrumento didático no ensino de História, especialmente no que se refere à abordagem de questões étnico-raciais e à promoção de práticas pedagógicas decoloniais e antirracistas. Compreendidos como gêneros multissemióticos que circulam amplamente nos ambientes digitais, os memes apresentam-se como dispositivos eficazes para a articulação entre linguagem, crítica social e engajamento político dos educandos. O referencial teórico fundamenta-se, entre outros, nos estudos de Rojo (2012), Coscarelli (2019), Quijano (2005), Walsh (2009, 2013), Freire (1987, 2013) e hooks (2013, 2014) articulando os conceitos de letramento digital, letramento crítico, educação decolonial, aprendizagem crítica e práticas pedagógicas contra-hegemônicas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com enfoque analítico-interpretativo, envolvendo observação participante, produção de memes por educandos(as) da Educação Básica e posterior análise discursiva dessas produções. Foram coletados e analisados memes produzidos por educando(a)s, com temáticas voltadas à estética negra, às violências do racismo, à crítica à colonização e à problematização de símbolos eurocêntricos. A análise demonstrou que os memes atuam como contradiscursos ao currículo tradicional e como práticas de ressignificação histórica, mobilizando saberes escolares e cotidianos em articulação com a cultura digital. Constatou-se que, quando mediados por uma proposta pedagógica crítica e intencional, os memes promovem o engajamento do(a)s educandos(as), o letramento crítico e o exercício da cidadania. A pesquisa reforça a importância de práticas educativas que reconheçam as linguagens intertextualizadas como legítimas e que integrem as tecnologias digitais à formação histórica e política dos sujeitos. Por fim, o produto educacional situa-se no sequenciamento de aplicação da experiência, que teve como suporte norteador a ficha didática: Descolonizando saberes através de memes: uma abordagem crítica das questões raciais, fundamentada em Piconez (2004), com a posterior criação da página no instagram @memehistoriado que teve como ponto de partida as postagens dos memes produzidos pelo(a)s educando(a)s, com o intuito de fazer desse ambiente um canal de formação crítica e instrumento didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20220 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem meméticapt_BR
Título: dc.titleDescolonizando saberes através de memes: uma abordagem crítica das questões raciais no Ensino de História no Instituto Federal do Tocantins - Campus Colinas do Tocantins (2023-2025)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Luís Rodomilson Pedrosa da Silva UFNT.pdfDissertação em Ensino de História, ProfHistória, UFNT, 2025.20,22 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1081072/2/Luís Rodomilson Pedrosa da Silva UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons