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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFNT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Luís Rodomilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T13:05:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T13:05:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Luís Rodomilson Pedrosa da Silva UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081072 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho investiga o uso de memes como instrumento didático no ensino de História, especialmente no que se refere à abordagem de questões étnico-raciais e à promoção de práticas pedagógicas decoloniais e antirracistas. Compreendidos como gêneros multissemióticos que circulam amplamente nos ambientes digitais, os memes apresentam-se como dispositivos eficazes para a articulação entre linguagem, crítica social e engajamento político dos educandos. O referencial teórico fundamenta-se, entre outros, nos estudos de Rojo (2012), Coscarelli (2019), Quijano (2005), Walsh (2009, 2013), Freire (1987, 2013) e hooks (2013, 2014) articulando os conceitos de letramento digital, letramento crítico, educação decolonial, aprendizagem crítica e práticas pedagógicas contra-hegemônicas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com enfoque analítico-interpretativo, envolvendo observação participante, produção de memes por educandos(as) da Educação Básica e posterior análise discursiva dessas produções. Foram coletados e analisados memes produzidos por educando(a)s, com temáticas voltadas à estética negra, às violências do racismo, à crítica à colonização e à problematização de símbolos eurocêntricos. A análise demonstrou que os memes atuam como contradiscursos ao currículo tradicional e como práticas de ressignificação histórica, mobilizando saberes escolares e cotidianos em articulação com a cultura digital. Constatou-se que, quando mediados por uma proposta pedagógica crítica e intencional, os memes promovem o engajamento do(a)s educandos(as), o letramento crítico e o exercício da cidadania. A pesquisa reforça a importância de práticas educativas que reconheçam as linguagens intertextualizadas como legítimas e que integrem as tecnologias digitais à formação histórica e política dos sujeitos. Por fim, o produto educacional situa-se no sequenciamento de aplicação da experiência, que teve como suporte norteador a ficha didática: Descolonizando saberes através de memes: uma abordagem crítica das questões raciais, fundamentada em Piconez (2004), com a posterior criação da página no instagram @memehistoriado que teve como ponto de partida as postagens dos memes produzidos pelo(a)s educando(a)s, com o intuito de fazer desse ambiente um canal de formação crítica e instrumento didático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20220 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem memética | pt_BR |
Título: dc.title | Descolonizando saberes através de memes: uma abordagem crítica das questões raciais no Ensino de História no Instituto Federal do Tocantins - Campus Colinas do Tocantins (2023-2025) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Luís Rodomilson Pedrosa da Silva UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História, ProfHistória, UFNT, 2025. | 20,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081072/2/Luís Rodomilson Pedrosa da Silva UFNT.pdfDownload |
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