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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFNT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, João Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T12:47:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T12:47:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | João Carlos Marinho da Silva UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081070 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida a partir do olhar epistemológico sobre a minha própria prática educativa em sala de aula, com estudantes em sua maioria negros, e dos anseios por um ensino de História decolonial e antirracista. Sendo assim, o propósito dessa pesquisa foi de investigar as memórias e os saberes de uma família negra localizada no bairro Brejo do Pinto II, em Estreito/MA, em articulação com o ensino de História, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Frei Gil, também em Estreito. O estudo questionou quais fatores contribuem para o apagamento de aspectos culturais e históricos dos interlocutores deste estudo, e como isso interfere na educação escolar e no interesse dessas pessoas pela história de seus antepassados. A pesquisa se baseia na premissa de que existe um processo de apagamento de elementos históricos e culturais sobre o passado da família negra interlocutora neste estudo, e que essa dinâmica se desenvolve mediante uma política colonialista e eurocentrada. Esta pesquisa enquadra-se como qualitativa e adotou como instrumento metodológico a Pesquisa Participante atrelada à História Oral, em vista da coleta de testemunhos e relatos de experiência através de instrumentos como roteiros e questionários com perguntas semiestruturadas aplicados aos interlocutores in loco. O estudo evidenciou a partir das narrativas dos interlocutores o processo de apagamento de memórias e saberes, dificultando sobremaneira a percepção desses sujeitos acerca da ancestralidade africana, resultando, portanto, na elaboração de um Guia de Letramento Racial e Educação Antirracista como aporte didático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9230 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estreito (MA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino decolonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | família negra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | memórias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saberes | pt_BR |
Título: dc.title | (Re)existir por um Ensino de História Decolonial e Antirracista no século XXI: As memórias e os saberes de uma família negra do bairro Brejo do Pinto II em Estreito/MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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João Carlos Marinho da Silva UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História, ProfHistória, UFNT, 2025. | 9,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081070/2/João Carlos Marinho da Silva UFNT.pdfDownload |
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