(Re)existir por um Ensino de História Decolonial e Antirracista no século XXI: As memórias e os saberes de uma família negra do bairro Brejo do Pinto II em Estreito/MA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, João Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-25T12:47:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-25T12:47:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherJoão Carlos Marinho da Silva UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081070-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida a partir do olhar epistemológico sobre a minha própria prática educativa em sala de aula, com estudantes em sua maioria negros, e dos anseios por um ensino de História decolonial e antirracista. Sendo assim, o propósito dessa pesquisa foi de investigar as memórias e os saberes de uma família negra localizada no bairro Brejo do Pinto II, em Estreito/MA, em articulação com o ensino de História, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Frei Gil, também em Estreito. O estudo questionou quais fatores contribuem para o apagamento de aspectos culturais e históricos dos interlocutores deste estudo, e como isso interfere na educação escolar e no interesse dessas pessoas pela história de seus antepassados. A pesquisa se baseia na premissa de que existe um processo de apagamento de elementos históricos e culturais sobre o passado da família negra interlocutora neste estudo, e que essa dinâmica se desenvolve mediante uma política colonialista e eurocentrada. Esta pesquisa enquadra-se como qualitativa e adotou como instrumento metodológico a Pesquisa Participante atrelada à História Oral, em vista da coleta de testemunhos e relatos de experiência através de instrumentos como roteiros e questionários com perguntas semiestruturadas aplicados aos interlocutores in loco. O estudo evidenciou a partir das narrativas dos interlocutores o processo de apagamento de memórias e saberes, dificultando sobremaneira a percepção desses sujeitos acerca da ancestralidade africana, resultando, portanto, na elaboração de um Guia de Letramento Racial e Educação Antirracista como aporte didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9230 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstreito (MA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino decolonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfamília negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaberespt_BR
Título: dc.title(Re)existir por um Ensino de História Decolonial e Antirracista no século XXI: As memórias e os saberes de uma família negra do bairro Brejo do Pinto II em Estreito/MApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
João Carlos Marinho da Silva UFNT.pdfDissertação em Ensino de História, ProfHistória, UFNT, 2025.9,23 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1081070/2/João Carlos Marinho da Silva UFNT.pdfDownload

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