
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fronza, Cristiane Viana da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Lenilza de Souza Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Maria Ivoneide de Sousa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Sâmara Santana Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T15:23:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T15:23:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Leitura literária na EJA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081062 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Leitura literária na EJA: desafios na recepção e formação do aluno-leitor é uma obra que nasce de uma experiência realizada em sala de aula e tecida, inicialmente, como monografia. A pesquisa teve como objetivo principal analisar o impacto da leitura literária no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), investigando de que maneira essa prática pode contribuir para o desenvolvimento crítico e a formação cidadã dos alunos. De maneira mais específica, buscou-se: (i) identificar os desafios enfrentados pelos estudantes da EJA na formação do aluno-leitor; (ii) avaliar a eficácia das estratégias pedagógicas adotadas para promover o engajamento e a reflexão crítica por meio da leitura literária; e (iii) compreender como a escolha das obras e a implementação das metodologias influenciam o interesse e a aprendizagem dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com base na revisão bibliográfica e na análise de uma intervenção pedagógica realizada com alunos da EJA. A sequência didática foi planejada a partir da leitura e discussão de textos literários, utilizando diferentes estratégias para aproximar os estudantes da literatura e incentivar uma interpretação crítica das obras. O referencial teórico que embasou o estudo inclui obras como A importância do ato de ler (Freire, 1987), O direito à literatura (Candido, 1995), Literatura: ontem, hoje e amanhã (Lajolo, 2018) e A literatura e sua função (Eco, 2011), Letramento literário (Cosson, 2006) entre outras. Os resultados indicam que, apesar dos desafios encontrados, a leitura literária pode se configurar como um importante instrumento para a inclusão social e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes da EJA. No entanto, observou-se que o engajamento dos alunos está diretamente relacionado com a adoção de metodologias didático-pedagógicas que considerem suas vivências, dificuldades prévias e interesses individuais. Este livro é um convite para uma reflexão profunda e uma ação transformadora, intentando construir novas formas de pensar o texto literário na sala de aula da EJA. ISBN 978-65-5388-331-4 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-331-4 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | leitura literária | pt_BR |
| Título: dc.title | Leitura literária na EJA : desafios na recepção e formação do aluno-leitor | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Leitura+literária+na+EJA (1).pdf | Leitura literária na EJA: desafios na recepção e formação do aluno-leitor é uma obra que nasce de uma experiência realizada em sala de aula e tecida, inicialmente, como monografia. A pesquisa teve como objetivo principal analisar o impacto da leitura literária no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), investigando de que maneira essa prática pode contribuir para o desenvolvimento crítico e a formação cidadã dos alunos. | 1,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081062/1/Leitura+literária+na+EJA (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: