Leitura literária na EJA : desafios na recepção e formação do aluno-leitor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFronza, Cristiane Viana da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Lenilza de Souza Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Maria Ivoneide de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Sâmara Santana Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-25T15:23:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-25T15:23:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
identificador: dc.identifier.otherLeitura literária na EJApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081062-
Resumo: dc.description.abstractLeitura literária na EJA: desafios na recepção e formação do aluno-leitor é uma obra que nasce de uma experiência realizada em sala de aula e tecida, inicialmente, como monografia. A pesquisa teve como objetivo principal analisar o impacto da leitura literária no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), investigando de que maneira essa prática pode contribuir para o desenvolvimento crítico e a formação cidadã dos alunos. De maneira mais específica, buscou-se: (i) identificar os desafios enfrentados pelos estudantes da EJA na formação do aluno-leitor; (ii) avaliar a eficácia das estratégias pedagógicas adotadas para promover o engajamento e a reflexão crítica por meio da leitura literária; e (iii) compreender como a escolha das obras e a implementação das metodologias influenciam o interesse e a aprendizagem dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com base na revisão bibliográfica e na análise de uma intervenção pedagógica realizada com alunos da EJA. A sequência didática foi planejada a partir da leitura e discussão de textos literários, utilizando diferentes estratégias para aproximar os estudantes da literatura e incentivar uma interpretação crítica das obras. O referencial teórico que embasou o estudo inclui obras como A importância do ato de ler (Freire, 1987), O direito à literatura (Candido, 1995), Literatura: ontem, hoje e amanhã (Lajolo, 2018) e A literatura e sua função (Eco, 2011), Letramento literário (Cosson, 2006) entre outras. Os resultados indicam que, apesar dos desafios encontrados, a leitura literária pode se configurar como um importante instrumento para a inclusão social e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes da EJA. No entanto, observou-se que o engajamento dos alunos está diretamente relacionado com a adoção de metodologias didático-pedagógicas que considerem suas vivências, dificuldades prévias e interesses individuais. Este livro é um convite para uma reflexão profunda e uma ação transformadora, intentando construir novas formas de pensar o texto literário na sala de aula da EJA. ISBN 978-65-5388-331-4 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-331-4pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleitura literáriapt_BR
Título: dc.titleLeitura literária na EJA : desafios na recepção e formação do aluno-leitorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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