Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Aline Simonassi dos Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T20:48:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T20:48:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gestão Democrática e Meta 19.2 do PNE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081029 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente obra, Gestão Democrática e Meta 19.2 do PNE: Desafios e Oportunidades para o Trabalho Colaborativo Escolar, nasce do esforço acadêmico de uma pesquisa que, originalmente estruturada como dissertação, agora se transforma em livro para alcançar um público mais amplo e diversificado. O texto mantém o rigor investigativo e a profundidade analítica, mas assume também a função de convidar gestores, professores, pesquisadores e demais interessados em educação a refletirem sobre o papel da escola na construção de uma democracia efetiva no cotidiano escolar. A gestão democrática, enquanto princípio e prática, apresenta-se como um eixo essencial da Política Nacional de Educação e, em especial, da Meta 19.2 do PNE. No entanto, sua concretização vai além de documentos normativos: exige diálogo, corresponsabilidade e, sobretudo, a consolidação de uma cultura de colaboração entre todos os sujeitos da comunidade escolar. Este livro propõe-se, portanto, a revisitar e aprofundar esse debate, apresentando a formação político-pedagógica como um caminho viável para fortalecer a práxis da gestão democrática. Os resultados da investigação apontam que a escola não se limita a ser espaço de transmissão de conhecimento, mas pode — e deve — constituir-se como ambiente de partilha, ressignificação e apoio mútuo. Ao explorar os desafios e as oportunidades que emergem desse processo, o texto revela a importância de práticas coletivas que ultrapassem o campo da organização administrativa, alcançando dimensões pedagógicas e sociais. Assim, evidencia-se que a gestão democrática só se realiza plenamente quando professores, estudantes e comunidade se reconhecem como corresponsáveis pela educação. O leitor encontrará, nestas páginas, não apenas uma análise crítica sobre a Meta 19.2 do PNE, mas também uma inspiração para transformar a escola em espaço de participação efetiva, comprometida com o direito à aprendizagem e com o fortalecimento da cidadania. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1481 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento e avaliação do ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Gestão Democrática e Meta 19.2 do PNE: Desafios e oportunidades para o trabalho colaborativo escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Gestão Democrática e Meta 19.2 do PNE.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081029/2/Gestão Democrática e Meta 19.2 do PNE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons