Gestão Democrática e Meta 19.2 do PNE: Desafios e oportunidades para o trabalho colaborativo escolar

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Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Aline Simonassi dos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T20:48:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T20:48:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-22-
identificador: dc.identifier.otherGestão Democrática e Meta 19.2 do PNEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081029-
Resumo: dc.description.abstractA presente obra, Gestão Democrática e Meta 19.2 do PNE: Desafios e Oportunidades para o Trabalho Colaborativo Escolar, nasce do esforço acadêmico de uma pesquisa que, originalmente estruturada como dissertação, agora se transforma em livro para alcançar um público mais amplo e diversificado. O texto mantém o rigor investigativo e a profundidade analítica, mas assume também a função de convidar gestores, professores, pesquisadores e demais interessados em educação a refletirem sobre o papel da escola na construção de uma democracia efetiva no cotidiano escolar. A gestão democrática, enquanto princípio e prática, apresenta-se como um eixo essencial da Política Nacional de Educação e, em especial, da Meta 19.2 do PNE. No entanto, sua concretização vai além de documentos normativos: exige diálogo, corresponsabilidade e, sobretudo, a consolidação de uma cultura de colaboração entre todos os sujeitos da comunidade escolar. Este livro propõe-se, portanto, a revisitar e aprofundar esse debate, apresentando a formação político-pedagógica como um caminho viável para fortalecer a práxis da gestão democrática. Os resultados da investigação apontam que a escola não se limita a ser espaço de transmissão de conhecimento, mas pode — e deve — constituir-se como ambiente de partilha, ressignificação e apoio mútuo. Ao explorar os desafios e as oportunidades que emergem desse processo, o texto revela a importância de práticas coletivas que ultrapassem o campo da organização administrativa, alcançando dimensões pedagógicas e sociais. Assim, evidencia-se que a gestão democrática só se realiza plenamente quando professores, estudantes e comunidade se reconhecem como corresponsáveis pela educação. O leitor encontrará, nestas páginas, não apenas uma análise crítica sobre a Meta 19.2 do PNE, mas também uma inspiração para transformar a escola em espaço de participação efetiva, comprometida com o direito à aprendizagem e com o fortalecimento da cidadania.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1481pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdministração escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento e avaliação do ensinopt_BR
Título: dc.titleGestão Democrática e Meta 19.2 do PNE: Desafios e oportunidades para o trabalho colaborativo escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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