Dicotomia do NOX na palma da mão e o ensino-aprendizagem em sala de aula: um olhar a partir do uso do celular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Renata Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5147277540951306-
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388-
Autor(es): dc.contributorMozer, Thiago Simonato-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1140431324453069-
Autor(es): dc.creatorPereira, Rebeca Cristina Rosa dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:42:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:42:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39896-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1079029-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia apresenta a elaboração e fundamentação de uma WebQuest como proposta pedagógica investigativa, que funciona como uma sequência didática focada em facilitar a compreensão do Número de Oxidação (NOx) por meio da exploração de conceitos eletroquímicos presentes em dispositivos móveis, como as baterias de celulares. O estudo transpôs a dicotomia entre o uso cotidiano da tecnologia pelos alunos e a compreensão dos princípios químicos subjacentes a essas tecnologias. A WebQuest, especificamente intitulada "O Caso da Bateria que Morreu Misteriosamente", foi hospedada no Google Sites e seu design instrucional adotou uma estética de cena de crime. Ela foi estruturada em seis etapas principais (Introdução, Tarefas, Processo, Recursos, Avaliação, Conclusão e Créditos). Baseada nos princípios do construtivismo e utilizando a estratégia BYOD (Bring Your Own Device), seu design é intencionalmente colaborativo, exigindo que os alunos trabalhem em duplas, compartilhem conhecimentos, utilizem diários de bordo colaborativos e produzam um novo produto ou informação, como um infográfico digital. Essa proposta é proposta para promover a transição entre os níveis simbólico, macroscópico e microscópico do conhecimento químico (Triângulo de Johnstone), buscando o combate ao modelo bancário de ensino com uma aprendizagem ativa e significativa. A WebQuest inclui adaptações e flexibilidade para diversas realidades educacionais, como o uso de recursos impressos ou modelos físicos, visando mitigar desigualdades de acesso tecnológico e garantir a inclusão.A pesquisa analisou o cenário educacional no uso de TICs e WebQuests por meio de uma revisão sistemática, que fundamentou a construção da proposta pedagógica. Embora a WebQuest não tenha sido aplicada formalmente em sala de aula neste estudo para coleta de dados específicos, seus princípios pedagógicos foram empiricamente reforçados e validados por experiências em estágios supervisionados, que funcionaram como um campo de teste para a metodologia. Este trabalho demonstra o potencial transformador da integração de tecnologias móveis e metodologias ativas no ensino de Química, apresentando a WebQuest como um modelo viável e replicável para a formação docente crítica e uma aprendizagem mais ativa e contextualizada, alinhada às políticas públicas educacionais, como a BNCC.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph presents the development and theoretical foundation of a WebQuest as an investigative pedagogical proposal, functioning as a didactic sequence aimed at facilitating the understanding of the Oxidation Number (NOx) through the exploration of electrochemical concepts present in mobile devices, such as cellphone batteries. The study bridges the gap between students’ everyday use of technology and their understanding of the underlying chemical principles that govern these technologies. The WebQuest, specifically titled "The Case of the Battery That Mysteriously Died", was hosted on Google Sites and designed with a crime scene aesthetic. It was structured into seven main stages (Introduction, Tasks, Process, Resources, Evaluation, Conclusion, and Credits). Grounded in constructivist principles and employing the BYOD (Bring Your Own Device) strategy, its instructional design is intentionally collaborative, requiring students to work in pairs, share knowledge, maintain collaborative learning journals, and produce a new product or piece of information, such as a digital infographic. This pedagogical approach aims to promote the transition between the symbolic, macroscopic, and microscopic levels of chemical knowledge (as described in Johnstone’s Triangle), challenging the traditional banking model of education in favor of active and meaningful learning. The WebQuest includes adaptations and flexible components to accommodate diverse educational realities, such as the use of printed materials or physical models, with the goal of reducing technological access inequalities and ensuring inclusion. The research involved a systematic literature review to analyze the educational context regarding the use of ICTs and WebQuests, which served as the foundation for constructing the pedagogical proposal. Although the WebQuest was not formally applied in a classroom setting for data collection within this study, its pedagogical principles were empirically reinforced and validated through experiences in supervised teaching practicums, which served as a testing ground for the methodology. This work highlights the transformative potential of integrating mobile technologies and active methodologies in Chemistry education, presenting the WebQuest as a viable and replicable model for fostering critical teacher education and promoting a more active, contextualized learning experience—aligned with educational public policies such as Brazil's BNCC (National Common Curricular Base).-
Descrição: dc.description78 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNúmero de oxidação-
Palavras-chave: dc.subjectWebQuest-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBateria-
Palavras-chave: dc.subjectReação de oxidação-
Palavras-chave: dc.subjectOxidation number-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Título: dc.titleDicotomia do NOX na palma da mão e o ensino-aprendizagem em sala de aula: um olhar a partir do uso do celular-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.