Escape room no ensino de química: proposta para o tema adulteração do leite

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388-
Autor(es): dc.contributorSilva, Alceu Júnior Paz da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1217238715072158-
Autor(es): dc.contributorSantana, Ronaldo Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2512809886829699-
Autor(es): dc.creatorMarcelino, Gabriela Borges Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:42:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:42:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39900-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1063903-
Descrição: dc.descriptionA adulteração de alimentos constitui um tema associado à saúde pública, mas pouco discutido e conhecido pela sociedade. Este tema é de fundamental importância, pois relaciona-se com a qualidade de um alimento que está presente na mesa da maior parte da população e que, quando alterado, pode trazer risco à saúde de quem o consome nesta condição. Neste cenário, o presente estudo descreve a elaboração e implementação de um estudo de caso (EC) utilizando escape room para o conteúdo de ácidos, bases e pH através do tema ‘adulteração do leite’ no ensino de química. Os jogos de escape room (traduzido do inglês como Sala de Fuga) se destacam como uma ferramenta didática eficaz para ser empregada no ensino, pois os jogadores devem desvendar enigmas e resolver quebra-cabeças dentro de um período determinado, a fim de ‘escaparem’ da sala. Assim, desenvolveu-se um escape room físico que, durante o estudo, além de ter sido aplicado em uma escola de educação básica, foi transformado em uma versão digital. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, desenvolvida em uma escola pública estadual no município de Volta Redonda/RJ. Inicialmente, um diagnóstico remoto foi realizado com a participação de 33 alunos do 2º ano do Ensino Médio para averiguar a viabilidade do tema. As respostas dos alunos evidenciaram que o tema adulteração do leite é pouco conhecido por eles, indicando a oportunidade para explorar o assunto através dos conteúdos estudados nas aulas de química. Após a elaboração do escape room físico, a implementação ocorreu em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, composta inicialmente por 10 alunos. Sendo assim, a coleta de dados constitui os questionários, inicial e final, abordando aspectos gerais do leite e fornecendo feedback dos alunos sobre a pesquisa, visando entender suas percepções sobre o tema e o EC e sua experiência com o jogo de escape room. Os resultados evidenciam que o uso do escape room físico como estratégia de ensino foi bem aceito pelos alunos e promoveu uma experiência de aprendizado válida. Além disso, o EC enriqueceu a atividade com uma narrativa desenvolvida para apresentar um problema a ser resolvido no jogo de escape room, despertando a curiosidade dos alunos e incentivando-os a procurar soluções para o caso. Este estudo contribuiu para a literatura crescente sobre o uso de jogos no ensino de química, destacando o potencial do escape room como uma ferramenta educacional inovadora. Ademais, a versão digital do escape room conferiu à atividade uma característica de versatilidade dos jogos, ampliando as possibilidades e potencialidade para a Química-
Descrição: dc.descriptionFood adulteration is a topic associated with public health but is little discussed and known by society. This topic is of fundamental importance as it relates to the quality of food that is present on the tables of most of the population and, when altered, can pose a health risk to those who consume it in this condition. In this scenario, the present study describes the development and implementation of a case study (CS) using an escape room for the content of acids, bases, and pH through the theme 'milk adulteration' in the teaching of chemistry.Escape room games (translated from English as "Escape Room") stand out as an effective didactic tool to be employed in teaching, as players must solve puzzles and riddles within a set period to 'escape' the room. Thus, a physical escape room was developed, which, during the study, was applied in a basic education school and transformed into a digital version. This is a qualitative and exploratory research, developed in a state public school in the municipality of Volta Redonda/RJ. Initially, a remote diagnosis was conducted with the participation of 33 secondyear high school students to assess the feasibility of the topic.The students' responses showed that the topic of milk adulteration is little known to them, indicating an opportunity to explore the subject through the content studied in chemistry classes. After the physical escape room was developed, the implementation took place in a second-year high school class, initially composed of 10 students. Thus, data collection consisted of initial and final questionnaires, addressing general aspects of milk and providing feedback from students about the research, aiming to understand their perceptions of the topic and the CS and their experience with the escape room game.The results show that the use of the physical escape room as a teaching strategy was well accepted by the students and promoted a valid learning experience. Additionally, the CS enriched the activity with a narrative developed to present a problem to be solved in the escape room game, sparking students' curiosity and encouraging them to seek solutions for the case. This study contributed to the growing literature on the use of games in chemistry teaching, highlighting the potential of the escape room as an innovative educational tool. Moreover, the digital version of the escape room gave the activity a versatile characteristic, expanding the possibilities and potential for chemistry-
Descrição: dc.description103 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdulteração de alimentos-
Palavras-chave: dc.subjectSala de fuga-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria alimentícia-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectFood adulteration-
Palavras-chave: dc.subjectEscape room-
Palavras-chave: dc.subjectPlayfulness-
Palavras-chave: dc.subjectCase study-
Título: dc.titleEscape room no ensino de química: proposta para o tema adulteração do leite-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.