Fábulas e a construção da moral no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Janiara de Lima-
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, William de Goes-
Autor(es): dc.creatorPassigatto, Maria Eduarda Silva Chagas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:42:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:42:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1063902-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo trazer a reflexão quanto a importância da leitura na infância a fim de reconhecer o seu papel na construção da moral e do caráter da criança a partir do ensino fundamental. O hábito da leitura se estabelece a partir da prática e inserção desta atividade na rotina de quaisquer pessoas. Não diferente, as crianças podem (e devem) criar esta prática para que seja aplicada no cotidiano. Este estudo, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica abrangente contou com a análise da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os referenciais teóricos que embasam os estudos pedagógicos como Paulo Freire (2008, 2002, 1989), Magda Soares (2018, 2016, 2010, 2009, 2002) e Maria Celeste Consolin Dezotti (2017). Este trabalho visa contribuir para pesquisas à formação docente inicial e continuada cuja preocupação central se dá em torno da formação de leitores críticos. Reflete-se quanto ao resultado do fazer docente cuja a preocupação não deve centralizar aos estudos relacionados aos materiais conteudistas, mas acima disso, preocupar-se em porque determinado conteúdo deve ser tratado àquelas crianças, qual a sua contribuição e a utilização das fábulas como metodologia de ensino que pode (e deve) ser utilizada em diferentes áreas do conhecimento devendo, para tanto, convergir, interdisciplinarmente no incentivo à formação de leitores que, posteriormente, serão os futuros formadores de opinião e pensamento crítico da nossa sociedade.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectFábulas-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectFormação integral-
Palavras-chave: dc.subjectFormação emancipatória-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectMoral-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Título: dc.titleFábulas e a construção da moral no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.