O uso de animes e mangás no ensino de geografia: um estudo sobre One Piece

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBezerra, Amelia Cristina Alves-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ângelo Fernado-
Autor(es): dc.contributorMartins, Flávia Elaine da Silva-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:42:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:42:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1063896-
Descrição: dc.descriptionEm um mundo que está a cada dia mais conectado e globalizado, a difusão da cultura por meio dos entretenimentos se torna cada vez mais comum e atinge grande parcela das sociedades. Direcionando o olhar para o ambiente escolar, a forma como se mantem organizada a escola e as aulas, onde o conteúdo é direcionado, na maioria das vezes, de forma vertical e não é orientado pela troca de conhecimentos, contribui, muitas vezes, para o pouco interesse dos estudantes pelos conteúdos ensinados. Enquanto professores em formação nos preocupamos com esse processo. Isso pode ser exemplificado pelo constante embate do mundo escolar e o mundo da internet, sendo esse último, cada vez mais dinâmico e repleto de informação, que, atravessa e muda a experiencia dos sujeitos em formação com o processo de ensinar e aprender. Os caminhos para esse diálogo – Geografia escolar e o mundo da informação - têm sido por vezes tenso. Nesse quadro temos a cultura pop japonesa que, nesses últimos tempos, se difundiu rapidamente por todo o planeta. Esse processo foi influenciado por diversas variáveis, e nesse trabalho destacamos os animes e mangás que atraíram o interesse de pessoas de diferentes idades e gêneros, gerando um consumo não só dessas obras, como também de costumes, hábitos alimentares e modo de viver, sendo muito influenciado pelas produções culturais que se espalham pela grande parte do mundo. O objetivo desse trabalho é trazer uma proposta de reflexão e possibilidades de conexão entre o mundo do entretenimento e, em específico, anime/mangá “One Piece” e o ambiente escolar, sobretudo, com a Geografia escolar, de modo a apresentar e discutir alguns temas que poderiam ser abordados por meio desse recurso, como é o caso da cartografia, a geopolítica e o território.-
Descrição: dc.descriptionIn a world that is increasingly connected and globalized, the dissemination of culture through entertainment is becoming more and more common and is reaching a large part of society. Looking at the school environment, the way the school and classes are organized, where content is mostly directed vertically and is not guided by the exchange of knowledge, often contributes to students' lack of interest in the content taught. As teachers in training, we are concerned about this process. This can be exemplified by the constant clash between the school world and the world of the internet, the latter being increasingly dynamic and full of information, which crosses over and changes the experience of trainees with the process of teaching and learning. The paths to this dialog - school geography and the world of information - have sometimes been tense. In this context, we have Japanese pop culture which, in recent times, has spread rapidly across the planet. This process has been influenced by several variables, and in this work, we will highlight anime and manga, which have attracted the interest of people of different ages and genders, generating consumption not only of these works, but also of customs, eating habits and ways of life, being greatly influenced by the cultural productions that have spread throughout much of the world. The objective of this work is to bring a proposal for reflection and possibilities of connection between the world of entertainment and, specifically, the anime/manga “One Piece” and the school environment, especially with school Geography, in order to present and discuss some themes that could be addressed through this resource, such as cartography, geopolitics and territory-
Descrição: dc.description42 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectCultura pop-
Palavras-chave: dc.subjectAnimes-
Palavras-chave: dc.subjectMangás-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectCultura pop-
Palavras-chave: dc.subjectAnime-
Palavras-chave: dc.subjectMangá-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Geography-
Palavras-chave: dc.subjectPop culture-
Palavras-chave: dc.subjectAnime-
Palavras-chave: dc.subjectManga-
Título: dc.titleO uso de animes e mangás no ensino de geografia: um estudo sobre One Piece-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.