Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Foganholi, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3015557160976384 | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Dinah Vasconcelos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6508573831557108 | - |
Autor(es): dc.contributor | Correia, Adriana Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9215067045507386 | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Tiago Wanilo Couto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37306 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058083 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo compreender como os Jogos de Mancala podem introduzir o pensamento crítico acerca da história e cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física, numa perspectiva antirracista. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico com artigos que foram encontrados no Google Acadêmico ao pesquisar as palavras “Mancala” e “Educação Física” e após dialogar com os autores foi feita uma intervenção na Universidade Federal Fluminense, com alunos do 1° período do curso de Educação Física onde dialogamos, produzimos tabuleiros e jogamos um Jogo de Mancala chamado Awelé. Após a intervenção foi enviado um questionário aos estudantes, cujas respostas colocamos em diálogocom a lei 10.369. Como resultados, pudemos perceber que o conhecimento dos Jogos de Mancala, valorizando os povos e as culturas Africanas, nos possibilita pensar nesses jogos como estratégia para o cumprimento da lei 10.636/03 e um abordagem antirracista na Educação Física, especialmente na formação de professores. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to understand how the Mancala Games can introduce critical thinking about Afro-Brazilian history and culture in Physical Education classes, from an anti-racist perspective. For this, a bibliographical survey was carried out with articles that were found on Google Scholar when searching for the words “Mancala” and “Physical Education” and after dialoguing with the authors, an intervention was carried out at the Universidade Federal Fluminense, with students from the 1st period of the Physical Education course where we talk, produce boards and play a Mancala Game called Awelé. After the intervention, a questionnaire was sent to the students, whose answers we put in dialogue with law 10,369. As a result, we were able to see that knowledge of the Mancala Games, valuing African peoples and cultures, allows us to think of these games as a strategy for complying with law 10.636/03 and an anti-racist approach in Physical Education, especially in teacher formation. | - |
Descrição: dc.description | 36 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de mancala | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mancala (Jogo) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mancala games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
Título: dc.title | Jogos de mancala como proposta para uma educação antirracista na licenciatura em educação física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: