Jogos de mancala como proposta para uma educação antirracista na licenciatura em educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3015557160976384-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6508573831557108-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9215067045507386-
Autor(es): dc.creatorMaia, Tiago Wanilo Couto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37306-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058083-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo compreender como os Jogos de Mancala podem introduzir o pensamento crítico acerca da história e cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física, numa perspectiva antirracista. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico com artigos que foram encontrados no Google Acadêmico ao pesquisar as palavras “Mancala” e “Educação Física” e após dialogar com os autores foi feita uma intervenção na Universidade Federal Fluminense, com alunos do 1° período do curso de Educação Física onde dialogamos, produzimos tabuleiros e jogamos um Jogo de Mancala chamado Awelé. Após a intervenção foi enviado um questionário aos estudantes, cujas respostas colocamos em diálogocom a lei 10.369. Como resultados, pudemos perceber que o conhecimento dos Jogos de Mancala, valorizando os povos e as culturas Africanas, nos possibilita pensar nesses jogos como estratégia para o cumprimento da lei 10.636/03 e um abordagem antirracista na Educação Física, especialmente na formação de professores.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to understand how the Mancala Games can introduce critical thinking about Afro-Brazilian history and culture in Physical Education classes, from an anti-racist perspective. For this, a bibliographical survey was carried out with articles that were found on Google Scholar when searching for the words “Mancala” and “Physical Education” and after dialoguing with the authors, an intervention was carried out at the Universidade Federal Fluminense, with students from the 1st period of the Physical Education course where we talk, produce boards and play a Mancala Game called Awelé. After the intervention, a questionnaire was sent to the students, whose answers we put in dialogue with law 10,369. As a result, we were able to see that knowledge of the Mancala Games, valuing African peoples and cultures, allows us to think of these games as a strategy for complying with law 10.636/03 and an anti-racist approach in Physical Education, especially in teacher formation.-
Descrição: dc.description36 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de mancala-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectMancala (Jogo)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnicas-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectMancala games-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic-racial relations-
Título: dc.titleJogos de mancala como proposta para uma educação antirracista na licenciatura em educação física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.