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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Richter, Monika | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Julia Bastos | - |
Autor(es): dc.creator | Vilas Boas, Emmanuel Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38862 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058082 | - |
Descrição: dc.description | A maior parte da água que abastece a população dos bairros do município de Angra dos Reis, no litoral do estado do Rio de Janeiro, vem dos mananciais que dão origem aos cursos d'água da cidade, que são abraçados e protegidos pelo bioma Mata Atlântica. Entre esses rios encontra-se o Rio Cantagalo que apesar de apresentar parte do seu curso visualmente poluído, abastece os bairros do extremo leste do município, sendo extremamente importante para o modo de vida das pessoas que ali habitam. A partir da percepção sobre o problema da degradação do Rio Cantagalo, indicada pelos estudantes da Escola Municipal Professora Amélia Araújo Lage (EMPAAL), que atende a comunidade escolar da região, foi colocado em prática no ano de 2022, um plano de intervenção com os estudantes do sexto ano do ensino fundamental, empregando como pilares três ferramentas metodológicas principais: a prática educativa da aula-passeio, a cartografia social participativa e a reflexão sobre o ciclo hidrossocial do Rio Cantagalo. O projeto também envolveu estudantes do curso de licenciatura em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense que elaboraram um atlas escolar sobre a região. | - |
Descrição: dc.description | The majority of the water supply for the population in the neighborhoods of Angra dos Reis municipality, located on the coast of the state of Rio de Janeiro, comes from the water springs that originate the city's watercourses, which are protected by the Atlantic Forest biome. Among these rivers is the Cantagalo River, which, despite having a visibly polluted section of its course, supplies the neighborhoods in the far east of the municipality and is extremely important for the way of life of the people living there. Based on the perception of the problem of degradation of the Cantagalo River, identified by students from Professora Amélia Araújo Lage Municipal School, which serves the school community in the region, an intervention plan was put into practice in 2022 with sixth-grade students from elementary school. The plan employed three main pillars: the educational practice of classes-tours, social cartography, and the construction of the hydro-social cycle of the Cantagalo River. The project also involved geography education students from the Institute of Education of Angra dos Reis at the Federal Fluminense University, who developed a school atlas about the region. | - |
Descrição: dc.description | 39 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-passeio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclo hidrossocial da água | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio Cantagalo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição da água fluvial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes-tours | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social cartography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hydro-social cycle | - |
Título: dc.title | Abordagens escolares para a compreensão do ciclo hidrossocial nos bairros do Cantagalo e Garatucaia, em Angra dos Reis/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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