Aplicação de uma ferramenta de process mining na gestão do ciclo de vida dos pedidos: um estudo de caso sobre uma empresa de comércio e distribuição de combustíveis brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorres, Bruno Guimarães-
Autor(es): dc.contributorStefano, Ercília de-
Autor(es): dc.contributorBarboza, Douglas Vieira-
Autor(es): dc.creatorDutra, Tayná Costa Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058081-
Descrição: dc.descriptionFundada em 1937, no Rio Grande do Sul, a Ipiranga está entre as três maiores companhias brasileiras de comércio e distribuição de combustíveis. Sempre focada no cliente, a empresa vem passando por um importante movimento de transformação cultural, operacional e estratégico, incentivado, sobretudo, pelo início do projeto Order to Cash (OtC). Através do estudo e da análise do ciclo de vida dos pedidos, seu escopo se estende por todas as áreas e por todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, envolvidos na sua execução, promovendo a integração e a melhoria contínua. Entendendo que o embasamento quantitativo e/ou qualitativo pode conferir assertividade e precisão à tomada de decisão, uma frente do OtC está dedicada apenas aos dados e, em especial, à implementação da ferramenta de Process Mining da Celonis. Em acordo com o atual cenário evolutivo da Ipiranga, o presente estudo surgiu com o objetivo de estruturar um modelo de acompanhamento e gestão para o processo Order to Cash. Para isso, foi necessário entender cada etapa, desde a inclusão até a entrega ou retirada do pedido, bem como as bases de dados disponíveis para consulta. Ao todo foram propostos 53 KPIs, juntamente com seus parâmetros de cálculo e suas metodologias de análise. Na tentativa de manter as operações alinhadas com o planejamento estratégico, a ideia é que sejam criados painéis de exibição para os indicadores na plataforma da Celonis, compartilhando informações entre os interessados, promovendo trocas de opiniões e debates e permitindo que ações de curto, médio e/ou longo prazo sejam tomadas-
Descrição: dc.descriptionFounded in 1937, in Rio Grande do Sul, Ipiranga is among the three major brazilian companies for fuel trading and distributing. Always focused on the customer, the firm has been undergoing an important cultural, operational and strategic transformation, encouraged, above all, by the start of the Order to Cash (OtC) project. Through the study and analysis of the order life cycle, its scope extends to all areas and all employees, regardless of hierarchical level, involved in its execution, promoting integration and continuous improvement. Understanding that the quantitative and/or qualitative basis can provide assertiveness and precision in decision- making, a OtC front is dedicated only to data and, specially, to the implementation of Celonis' Process Mining tool. In line with Ipiranga's current evolutionary scenario, this study has the objective of structuring a follow-up and management model for the Order to Cash process. To make it happen, it was necessary to understand each step, from inclusion to delivery or pick up of the order, as well as the databases available for consultation. 53 KPIs were proposed in total, along with their calculation parameters and analysis methodologies. In the attempt to keep operations in line with strategic planning, the idea is to creating indicators display panels at the Celonis plataform, sharing information among stakeholders, promoting exchanges of opinions and discussions and allowing short, medium and/or long-term actions to be taken.-
Descrição: dc.description92 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIpiranga-
Palavras-chave: dc.subjectOrder to Cash-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de Processos-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectKey Performance Indicators-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de qualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectValor (Cliente)-
Palavras-chave: dc.subjectIpiranga-
Palavras-chave: dc.subjectOrder to Cash-
Palavras-chave: dc.subjectProcess Mining-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance Management-
Palavras-chave: dc.subjectKey Performance Indicators-
Título: dc.titleAplicação de uma ferramenta de process mining na gestão do ciclo de vida dos pedidos: um estudo de caso sobre uma empresa de comércio e distribuição de combustíveis brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.