Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Beatriz Gatti de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6516988814377281 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertagnolli, Denise de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6727744713310620 | - |
Autor(es): dc.creator | Sineiro, Beatriz Bitencourt Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36924 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058075 | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, as discussões sobre questões ambientais têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade. A Educação Ambiental (EA) passou a ser trabalhada no Ensino de Ciências/Química por meio de temáticas transversais. Com o avanço da medicina, os medicamentos tornaram-se a solução para a maioria dos problemas relacionados à saúde, consequentemente aumentando o descarte destes no Meio Ambiente. Dessa forma, intervenções a fim de preservar os recursos naturais tornam-se necessárias, bem como a conscientização a respeito dos impactos ambientais causados durante a produção, o consumo e o descarte destes produtos. Embora a Educação Ambiental seja denotada como tema transversal no Ensino de Química, não é suficientemente abordada em conjunto com a QA. Assim, para além da implementação nas escolas, deve-se também promover, de forma contínua, informações para que os alunos possam desenvolver um pensamento crítico e sustentável. Nesse contexto, este trabalho propõe a aplicação da problemática “Descarte incorreto de medicamentos” através da implementação de uma sequência didática (SD) cuja metodologia é baseada nos postulados de Zabala e no Conectivismo, proposto por Siemens, utilizando de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para seu desenvolvimento e aplicação. Concluiu-se, com a aplicação dessa SD, a importância do protagonismo aos alunos através da realização de atividades interativas com auxílio das TDICs, assim como a eficiência e igual importância da contextualização dos conteúdos, visto que o distanciamento entre o conhecimento científico e situações reais vivenciadas pelos alunos contribuem para o desinteresse da Química. Os assuntos, descarte incorreto dos medicamentos, bem como a falta de informação acerca dos impactos ambientais e instruções que promovessem a resolução do problema, o que enfatizou a necessidade da implementação da EA em todos os níveis de ensino, assim como nas disciplinas de Química, para conscientização da população de maneira geral. Por meio dessa SD, os alunos demonstraram menor resistência para estudar os conteúdos de Química e os exercícios de identificação de funções orgânicas, além de demonstrarem interesse com a problemática e a busca por soluções | - |
Descrição: dc.description | In recent years, discussions about environmental issues have gained more and more space in society. Environmental Education (EE) began to be worked on in the teaching of Science/Chemistry through transversal themes. With the advancement of medicine, medicines have become the solution to most health-related problems, consequently increasing their disposal in the environment. Thus, interventions in order to preserve natural resources become necessary, as well as awareness of the environmental impacts caused during the production, consumption and disposal of these products. Although Environmental Chemistry is denoted as a transversal theme in Chemistry teaching, it is not sufficiently addressed together with EE. Therefore, in addition to implementation in schools, information must also be continuously promoted so that students can develop critical and sustainable thinking. In this context, the project proposes the application of the problem "Incorrect disposal of medicines" through the implementation of a didactic sequence (DS) whose methodology is based on the postulates of Zabala and Connectivism, proposed by Siemens, using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) for its development and application. With the application of this DS, it was possible to conclude the importance of protagonism to the students through the accomplishment of interactive activities with the help of DICTs, as well as the efficiency and equal importance of the contextualization of the contents, since the distance between the scientific knowledge and real situations experienced by students contribute to the lack of interest in Chemistry. The issues, incorrect disposal of medicines, as well as the lack of information about the environmental impacts and instructions that could promote the resolution of the problem, which emphasized the need to implement EE at all levels of education, as well as in the disciplines of Chemistry, to raise public awareness in general. Through this DS, the students showed less resistance to study the contents of Chemistry and the exercises for identifying organic functions, in addition to showing interest in the problem and the search for solutions | - |
Descrição: dc.description | 124 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conectivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de resíduo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduo de medicamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Connectivism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Título: dc.title | O descarte incorreto de medicamentos: uma sequência didática para a abordagem ambiental no ensino de química orgânica no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: