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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Frazão, Érika Elizabeth Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Elaine | - |
Autor(es): dc.creator | Couto, Ara Njila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39683 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058073 | - |
Descrição: dc.description | A Pedagogia é um campo muito amplo e com infindas possibilidades de atuação, pois compreende se que o fazer pedagógico ultrapassa os limites do âmbito formal da educação e é atravessado por subjetividades. Considero que compreender a Pedagogia dentro de seu contexto histórico de exploração e morte produzido pela colonialidade no Brasil é fundamental para necessárias e múltiplas reflexões acerca do desenvolvimento e expansão do campo do currículo e das relações étnico-raciais. Baseando-se nesses elementos, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental, que também traz um relato biográfico de experiências e vivências, tem como objetivo apresentar a trajetória e as multifaces do fazer pedagógico, apresentando uma reflexão epistemológica a partir de teorias contra-coloniais. No horizonte, se propõem a investigar como práticas educativas descoloniais contribuem para a sensação de pertencimento e para a permanência de sujeites(as/os) subalternizades(as/os) na educação formal. Observar a violência social e cultural em sua interface com a educação, com isso contribuir para o debate da descolonização da educação a partir do diálogo com a pedagogia das encruzilhadas. Desta forma, propor uma pedagogia da cabaça que contribua para a reapropriação-apropriação das possibilidades infinitas de fazer-se e tornar-se presença no mundo. | - |
Descrição: dc.description | Pedagogy is a very broad field with endless possibilities for action, since it is understood that pedagogical practice goes beyond the limits of the formal scope of education and is permeated by subjectivities. I believe that understanding Pedagogy within its historical context of exploitation and death produced by coloniality in Brazil is fundamental for necessary and multiple reflections on the development and expansion of the field of curriculum and ethnic-racial relations. Based on these elements, this research, with a qualitative approach of the bibliographic and documentary type, which also presents a biographical account of experiences and experiences, aims to present the trajectory and the multifaceted nature of pedagogical practice, presenting an epistemological reflection based on counter-colonial theories. In the future, we propose to investigate how decolonial educational practices contribute to the sense of belonging and the permanence of subalternized subjects in formal education. To observe social and cultural violence in its interface with education, thereby contributing to the debate on the decolonization of education through dialogue with the pedagogy of crossroads. In this way, we propose a pedagogy of the gourd that contributes to the reappropriation-appropriation of the infinite possibilities of making oneself and becoming present in the world. | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da cabaça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação étnico-racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of the gourd | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivities | - |
Título: dc.title | Professora por vingança: a pedagogia da cabaça e as subjetividades e currículo de pedagogia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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