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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Leta, Fabiana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antônio Botelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fausto, Ilma Rodrigues de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, João Ricardo Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Mizarahi, Saul Eliahú | - |
Autor(es): dc.creator | Júnior, Elias Dos Santos Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38725 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058071 | - |
Descrição: dc.description | O corpo humano é um instrumento de aprendizagem, pois os sentidos são, constantemente, utilizados como entradas que estimulam o sistema nervoso central na construção do conhecimento. As leis garantem aos estudantes o devido acesso ao sistema educacional brasileiro, mas, na prática, os professores, os alunos e as escolas não possuem os suportes necessários para a entrega de uma educação de qualidade e inclusiva, que facilite ao discente o desenvolvimento de seu êxito acadêmico em busca do conhecimento. A ciência aponta que a estimulação dos sentidos no processo de ensino e de aprendizagem proporciona um maior rendimento escolar aos educandos. As pessoas com deficiência visual necessitam de tecnologia assistiva que estimulem os sentidos, principalmente o do tato e o da audição, para que esses discentes possam ser plenos nos seus estudos. O desenvolvimento dos modelos computacionais que estimulem os sentidos em conjunto com os conteúdos acadêmicos apoia o ensino e a aprendizagem dos alunos com deficiência visual. A pesquisa estabeleceu o conceito de Modelagem Computacional Tátil (MCT) que une o tato, a audição e a visão funcional remanescentes, simultaneamente, empregados aos conteúdos acadêmicos, apoiando o ensino em qualquer área do conhecimento. Aplicamos a pesquisa denominada o estado da arte para a construção de mapas táteis utilizados, como as interfaces interativas deste modelo. As especificidades da deficiência visual, a neurociência na deficiência visual, a tecnologia assistiva, o design dos objetos, a interação com os objetos e os recursos computacionais foram as matrizes conceituais utilizadas, que resultaram no conceito de Modelagem Computacional Tátil, em atendimento ao objetivo geral da pesquisa. As provas de conceitos foram prototipadas, evolutivamente, por meio da modelagem e da impressão em 3D para atestar a eficácia do modelo aplicado no ambiente de campo. Os limites e as possibilidades foram identificados através da validação e avaliação do modelo por meio de questionários abertos e fechados, entrevistas gravadas com os discentes com deficiência visual e com o docente vinculado ao Colégio Pedro II. Os participantes da pesquisa opinaram sobre este conceito de Modelagem Computacional Tátil. Apresentamos os resultados que apontaram o MCT como uma tecnologia assistiva que apoia a prática docente em expor os conteúdos acadêmicos para os discentes com deficiência visual que obtiveram mais autonomia e um conteúdo melhor estruturado, apoiando o seu processo de ensino e aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | The human body is an instrument of learning, since the senses are constantly used as inputs that stimulate the central nervous system in the construction of knowledge. Although legislation guarantees students access to the Brazilian educational system, in practice teachers, learners, and schools lack the necessary support to deliver a high-quality, inclusive education that facilitates students’ academic success in the pursuit of knowledge. Research shows that sensory stimulation in the teaching–learning process leads to improved academic performance. Visually impaired individuals require assistive technologies that engage the senses, especially touch and hearing, so that they may fully participate in their studies. The development of computational models that integrate sensory stimulation with academic content supports the teaching and learning of visually impaired students. This research established the concept of Tactile Computational Modeling (TCM), which simultaneously combines touch, hearing, and residual functional vision in the presentation of curricular material, thereby supporting instruction across all fields of knowledge. We conducted a state-of-the-art review to inform the creation of tactile maps, which serve as the interactive interfaces of this model. The conceptual frameworks employed included the specificities of visual impairment, neuroscience of visual impairment, assistive technology, object design, user–object interaction, and computational resources, all of which culminated in the formulation of the TCM concept, aligned with the study’s overarching objective. Proofs of concept were iteratively prototyped through 3D modeling and printing to validate the model’s effectiveness in real-world settings. Its limitations and potentials were identified through validation and evaluation via open- and closed-ended questionnaires, as well as recorded interviews with visually impaired students and the faculty member affiliated with Colégio Pedro II. Participants provided feedback on the TCM concept, and the results indicate that TCM functions as an assistive technology that enhances teaching practice by presenting academic content to visually impaired learners, who, in turn, gained greater autonomy and benefited from more coherently structured material, thereby supporting their teaching and learning processes. | - |
Descrição: dc.description | 313 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com Deficiência Visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas Táteis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visually Impaired Individuals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tactile Maps | - |
Título: dc.title | A COMPUTAÇÃO TÁTIL COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NA DEFICIÊNCIA VISUAL: Os limites e as possibilidades de um modelo computacional tátil em apoiar o ensino e a aprendizagem dos alunos com deficiência visual. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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