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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rocha, Helena Naly Miguens | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4348587545782981 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ayres, Natália Galito Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1549684866735323 | - |
Autor(es): dc.contributor | Avelar, Thalia Medeiros Tito | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Beatriz Alexandre dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Juliana Mentzinger | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8348413758232143 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Luiza Rocha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058069 | - |
Descrição: dc.description | As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. Uma das formas mais simples para o acompanhamento dessas doenças é através dos exames laboratoriais, mais especificamente o lipidograma, uma vez que as alterações nas concentrações dos lipídeos séricos estão fortemente associadas ao risco cardiovascular. No entanto, diversos fatores podem alterar os resultados desses testes, e não se sabe ao certo qual efeito uma sessão de exercício agudo pode gerar nessas variáveis, bem como se esse efeito ocorre de forma diferente para homens e mulheres. Portanto, o objetivo do estudo foi avaliar o impacto de uma sessão de exercício de esforço máximo sobre o perfil lipídico em adultos saudáveis. Para isso, foram recrutados homens e mulheres entre 20 e 35 anos, sem comorbidade declarada ou uso de medicação contínua. Os voluntários foram submetidos ao teste de esforço máximo (TEM) em cicloergômetro. As coletas de sangue foram feitas no momento basal, 30 (30TEM), 90 (90TEM) e 120 (120TEM) minutos após o término do exercício para realização das dosagens colorimétricas de triglicerídeos (TG), colesterol total (CT) e colesterol HDL. O colesterol LDL foi calculado através da fórmula de Friedewald. Os TG aumentaram 30 minutos após o exercício (p<0,01), se mantendo alto aos 90 minutos (p=0,04) e diminuindo após 120 minutos (p<0,01), retornando a valores semelhantes ao basal. As concentrações de TG se alteraram ao longo do tempo (p<0,01) de forma semelhante em ambos os sexos. O CT, o LDL e o HDL não se alteraram ao longo do tempo no grupo como um todo. Para o CT, os homens apresentaram redução 120 minutos após o exercício (p=0,01 vs. 30TEM), enquanto as mulheres apresentaram aumento nesse mesmo momento (p=0,04 vs. 30TEM), com concentrações maiores quando comparadas aos homens (p=0,01). Para o LDL, as mulheres apresentaram uma redução 30 minutos após o exercício (p=0,03 vs. basal), retornando a concentrações basais aos 120 minutos (p=0,01 vs. 30TEM). Em contrapartida, os homens apresentaram uma redução do LDL somente após 120 minutos da realização do exercício (p=0,03 vs. 30TEM). Não foram observadas diferenças significativas para as concentrações de colesterol HDL em relação ao sexo. Portanto, a prática de exercício físico é uma importante variável pré-analítica, devendo ser levada em consideração no preparo do paciente e na interpretação dos resultados | - |
Descrição: dc.description | Cardiovascular diseases are the leading cause of mortality in the world. One of the easiest ways to monitor these diseases is through laboratory tests, more specifically the lipid profile, since alterations in serum lipids play a major role in the cascade of events leading to cardiovascular risk. However, several factors can modify the results of these tests, and it is not clear what effect a single bout of aerobic exercise can have on these variables, as well as whether this effect occurs differently for men and women. Therefore, the aim of this study is to evaluate the impact of a session of maximal exercise on the lipid profile in healthy young adults. For this, men and women between 20 and 35 years old were recruited, with no declared comorbidity or continuous medication use. The volunteers underwent the maximum effort test (MET) on a cycle ergometer. Blood samples were taken at baseline and 30 (30MET), 90 (90MET) and 120 (120MET) minutes after the end of the exercise to colorimetric measure triglycerides (TG), total cholesterol (TC) and HDL cholesterol. LDL cholesterol was calculated using the Friedewald formula. TG increased 30 minutes after exercise (p<0.01), remaining high at 90 minutes (p=0.04) and decreasing after 120 minutes (p<0.01), returning to values similar to baseline. TG levels changed over time (p<0.01) in a similar way in both sexes. TC, LDL and HDL did not change over time in the whole group. For TC, men showed a decrease 120 minutes after exercise (p=0.01 vs. 30MET), while women showed an increase at the same time (p=0.04 vs. 30MET), with higher levels when compared to men (p=0.01). For LDL, women showed a decrease 30 minutes after exercise (p=0.03 vs. baseline), returning to baseline concentrations at 120 minutes (p=0.01 vs. 30MET). On the other hand, men showed a decrease in LDL only after 120 minutes of exercising (p=0.03 vs. 30MET). No significant changes were seen for HDL cholesterol levels in relation to sex. Therefore, physical exercise is an important pre-analytical variable and must be taken into consideration when preparing the patient and interpreting the results | - |
Descrição: dc.description | 59 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil lipídico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercício agudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fase pré-analítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercício físico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lipídeos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças cardiovasculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teste de esforço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lipid profile | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acute exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pre-analytical phase | - |
Título: dc.title | Impacto do exercício máximo sobre o perfil lipídico de indivíduos saudáveis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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