Recikit: kit de reciclagem de papel para o desenvolvimento da consciência ambiental na infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Liliane Iten-
Autor(es): dc.contributorLima, Renata Vilanova-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Gisela Costa Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorRosa, Isabella Cardozo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058068-
Descrição: dc.descriptionEste projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso para Bacharel em Desenho Industrial da Universidade Federal Fluminense, sob a orientação da Professora Liliane Iten Chaves. A temática foi desenvolvida a partir do crescente número de descarte incorreto de materiais recicláveis. A partir disso, o projeto teve como objetivo criar um kit que ensina sobre a reciclagem de papel, fazendo assim com que o projeto fosse direcionado à fase de aprendizado do ser humano, a infância. O método utilizado foi o Design Thinking. Na etapa de Imersão foram feitas pesquisas e entrevistas sobre sustentabilidade, reciclagem, responsabilidade socioambiental e outros temas que ajudaram a definir e guiar a temática do projeto. Após as pesquisas, foram desenvolvidas análises do público alvo, das etapas da tarefa e de similares existentes no mercado, a partir disso foi moldada a modelagem verbal que definiu os requisitos para a geração de alternativas. Na etapa de Ideação foi feito um brainstorm com possíveis ideias de produto, gerando assim alternativas. Uma matriz decisória foi montada para selecionar a alternativa mais adequada de acordo com os critérios estabelecidos na modelagem verbal. A alternativa foi aperfeiçoada incluindo novos detalhes que facilitam o manuseio do produto e excluindo itens não necessários para o processo. Chegada a etapa de prototipação, primeiro foi construído um modelo de isopor para analisar as dimensões necessárias para o produto, depois foi feito um modelo de acrílico para testar seu manuseio e capacidade de armazenamento. Por fim, o modelo final foi construído todo de madeira tornando possível validá-lo com um usuário.-
Descrição: dc.descriptionThis project was developed as a Course Completion Work for a Bachelor in Industrial Design at the Fluminense Federal University, under the guidance of Professor Liliane Iten Chaves. The theme was developed from the growing number of incorrect disposal of recyclable materials. From this, the project aimed to create a kit that teaches about paper recycling, thus directing the project to the learning phase of human beings, childhood. The method used was Design Thinking. In the Immersion stage, research and interviews were carried out on sustainability, recycling, socio-environmental responsibility and other topics that helped to define and guide the theme of the project. After the surveys, analyzes of the target audience, the stages of the task and similar ones on the market were developed, from which the verbal modeling was shaped that defined the requirements for the generation of alternatives. In the Ideation stage, a brainstorm was carried out with possible product ideas, thus generating alternatives. A decision matrix was set up to select the most appropriate alternative according to the criteria established in the verbal modeling. The alternative has been improved, including new details that facilitate the handling of the product and excluding items that are not necessary for the process. Arriving at the prototyping stage, first a Styrofoam model was built to analyze the dimensions needed for the product, then an acrylic model was made to test its handling and storage capacity. Finally, the final model was built entirely of wood, making it possible to validate it with a user.-
Descrição: dc.description45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem-
Palavras-chave: dc.subjectDesign sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPapel artesana-
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem do papel-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectRecycling-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable design-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching children-
Palavras-chave: dc.subjectCraft paper-
Título: dc.titleRecikit: kit de reciclagem de papel para o desenvolvimento da consciência ambiental na infância-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.