Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Suelen Adriani | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7078233555494783 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Willie | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5261670227615321 | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8386383577325343 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar de Mello e | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4435613728839687 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mors, Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5525595141868422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Jacqueline de Faria Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8762618535669594 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Alessandra Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37526 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058043 | - |
Descrição: dc.description | Muito se tem debatido sobre a acessibilidade de pessoas com deficiências em diversas áreas, instâncias, espaços e ambientes socioculturais, contudo ainda temos poucos museus com acervo inclusivo. O Museu de Arqueologia de Itaipu, Niterói, no Rio de Janeiro, é rico em histórias, em sua maioria sobre a colônia de pesca Z-7, e os três sambaquis (deposição de conchas pelos indígenas e decomposição por ação do tempo) nomeados como: Camboinha, Duna Pequena, e Duna Grande. Contudo, esse museu ainda não dispõe de meio para dar acessibilidades aos seus conteúdos. Desse modo, o objetivo do estudo é construir material audiodescritivo para tornar o museu acessível às pessoas com deficiência visual, disponibilizando estes através de link e/ou o código de resposta rápida (QRCode). E para isso, serão realizadas: (i) pesquisas bibliográficas, no modelo descritivo, pesquisa-ação, com abordagem qualitativa (ii) construção de roteiro sobre o acervo do museu; (iii) gravação da audiodescrição (consultoria, narração, edição de áudio, tratamento da gravação da audiodescrição; (iv) criação do link e o QR Code e (v) validação do conteúdo da audiodescrição por pessoas cegas. O conteúdo da audiodescrição será avaliado por dez pessoas, legalmente responsáveis, com cegueira congênita e/ou adquirida através de entrevista individual orientada por questionário contendo seis perguntas (três sobre o perfil; três sobre a qualidade da audiodescrição) com respostas descritivas. Após possíveis ajustes e correções, o material validado será disponibilizado, gratuitamente, por via digital garantindo assim, à acessibilidade das informações contidas no museu às pessoas com deficiência visual. Como conclusão, este trabalho pretende contribuir com ampliação da inclusão na Educação Patrimonial Histórica no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | There has been much debate about accessibility for people with disabilities in various areas, instances, spaces and sociocultural environments, however we still have few museums with inclusive collections. The Itaipu Archaeology Museum, in Niterói, Rio de Janeiro, is rich in stories, mostly about the Z-7 fishing colony, and the three sambaquis (shell deposited by indigenous people and decomposed by the action of time) named as: Camboinha, Duna Pequena, and Duna Grande. However, this museum does not yet have the means to make its contents accessible. Therefore, the objective of the study is to create audio-descriptive material to make the museum accessible to people with visual impairments, making it available through a link and/or quick response code (QRCode). To this end, the following will be carried out: (i) bibliographic research, in the descriptive model, action research, with a qualitative approach (ii) construction of a script about the museum's collection; (iii) recording of the audio description (consulting, narration, audio editing, audio description recording processing); (iv) creation of the link and QR Code; and (v) validation of the audio description content by blind people. The audio description content will be evaluated by ten legally responsible people with congenital and/or acquired blindness through an individual interview guided by a questionnaire containing six questions (three about the profile; three about the quality of the audio description) with descriptive answers. After possible adjustments and corrections, the validated material will be made available, free of charge, digitally, thus ensuring accessibility of the information contained in the museum to people with visual impairments. In conclusion, this work aims to contribute to the expansion of inclusion in Historical Heritage Education in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | 56 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cegueira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pescadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sambaqui | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamento de autoajuda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blindness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous People | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fishermen | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heritage Education | - |
Título: dc.title | Acessibilidade para pessoas com deficiência visual: construção de material audiodescritivo do acervo do Museu de Arqueologia de Itaipú em Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: