Protocolo educacional para jovens e adultos com deficiência nas interfaces do ensino, tecnologia e empregabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Edicléa Mascarenhas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4769008821320295-
Autor(es): dc.contributorOrrico, Helio Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3726179290502463-
Autor(es): dc.contributorDelou, Cristina Maria Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4460682115015016-
Autor(es): dc.contributorReis, Haydea Maria Marino de Sant'Anna-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2108290075901523-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Jucélia Linhares Granemann de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6325691838659744-
Autor(es): dc.contributorDanelon, Maria Cristina Tavares de Moraes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6848363478552360-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3356563413629154-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Karen Suelen da Silva de Abreu de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37460-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058040-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa surge a partir da constatação da necessidade de programas educacionais de mediação para as interfaces: Educação, Tecnologia e Inclusão Laboral para pessoas com deficiências. Há uma carência de protocolos educacionais de transição das pessoas com deficiências do ambiente escolar para a empregabilidade. O objetivo geral do estudo foi construir um protocolo com indicadores orientadores e pedagógicos para a transição e acompanhamento laboral da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, no sentido de contribuir para a autonomia e a inclusão social. A metodologia aplicada foi a metapesquisa que identificou perspectivas, mas também lacunas neste campo de conhecimento. Foram utilizadas fontes bibliográficas e documentais na qual analisamos artigos científicos, documentos e leis exarados por órgãos voltados à educação e trabalho de pessoas com deficiências, tendo como marco temporal o ano de 2015, por ser ano de promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Os resultados proporcionaram a construção de indicadores que foram utilizados na construção do protocolo educacional de transição para a vida laboral da pessoa com deficiência, em possíveis áreas de atuação profissional, pois sem essa potencialidade, o processo de vida adulta e independente se corrompe. Os resultados da pesquisa projeto permitiram apresentar maior conhecimento e estratégias para maior funcionalidade, autonomia, protagonismo e participação social da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThe research arises from the realization of the need for educational mediation programs for the interfaces: Education, Technology and Labor Inclusion for people with disabilities. There is a lack of educational protocols for the transition of people with disabilities from the school environment to employability. The general objective of the study was to build a protocol with guiding and pedagogical indicators for the transition and labor monitoring of people with disabilities in the world of work, in order to contribute to autonomy and social inclusion. The methodology applied was meta-research, which identified perspectives, but also gaps in this field of knowledge. Bibliographic and documentary sources were used in which we analyzed scientific articles, documents and laws issued by agencies focused on the education and work of people with disabilities, having as a time frame the year 2015, as it was the year of enactment of the Brazilian Law of Inclusion (LBI). The results provided the construction of indicators that were used in the construction of the educational protocol for the transition to the working life of people with disabilities, in possible areas of professional activity, because without this potentiality, the process of adult and independent life is corrupted. The results of the project research allowed us to present greater knowledge and strategies for greater functionality, autonomy, protagonism and social participation of people with disabilities in the world of work.-
Descrição: dc.description233 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adults-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiency-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectWork and Technology-
Título: dc.titleProtocolo educacional para jovens e adultos com deficiência nas interfaces do ensino, tecnologia e empregabilidade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.