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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gomes, Suzete Araújo Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Sodré, Cátia Lacerda | - |
Autor(es): dc.contributor | Bandeira, Paola Martins Bagueira Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Jaqueline | - |
Autor(es): dc.contributor | Guerra, Andrea Pimentel | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Helena Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antonio Botelho | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Kerolyn Christina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38755 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058032 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo destaca a importância da abordagem Pikler para a Educação Infantil Inclusiva, especialmente durante os primeiros anos de vida, cruciais para o desenvolvimento pleno das crianças. Nesse período, ocorrem mudanças significativas nas habilidades cognitivas e motoras, e é fundamental que essas práticas sejam inclusivas, considerando também crianças com deficiência. O desafio atual é superar a visão tradicional de cuidado e educação, buscando práticas que favoreçam uma Educação Inclusiva a partir de uma perspectiva humanizadora. A proposta deste estudo visa proporcionar conhecimento sobre a abordagem de Emmi Pikler e suas contribuições para a prática docente de professoras que atuam com bebês e crianças de zero a três anos e onze meses em creches no município de Juiz de Fora – MG. Por meio de um curso de formação continuada, a pesquisa pretendeu ressaltar elementos centrais da abordagem Pikler, como a visão do desenvolvimento infantil, a motricidade livre, o brincar livre, os cuidados básicos e a importância do vínculo com um adulto de referência, visando facilitar um processo eficaz de inclusão na creche. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Foi realizada uma análise dos dados através da aplicação de um questionário digital, usando a escala Likert, com o intuito de avaliar a construção do conhecimento sobre a abordagem Pikler após a realização do curso de formação continuada. O foco foi convalidar as impressões da formação e sua relevância para os cuidados diários no contexto da educação infantil em creches. Os dados coletados revelaram um aumento significativo no conhecimento das professoras sobre a abordagem Pikler após a formação. As participantes relataram uma maior compreensão dos princípios que sustentam a abordagem e como aplicá-los em suas práticas diárias. A formação contribuiu para a conscientização sobre a importância da inclusão e do vínculo afetivo no desenvolvimento das crianças, promovendo um ambiente mais acolhedor e adaptado às necessidades de todos os alunos. A pesquisa conclui que a abordagem Pikler oferece valiosas contribuições para o aprimoramento das práticas inclusivas na Educação Infantil. A formação continuada é essencial para capacitar os profissionais da primeira infância a implementarem essas práticas, favorecendo um ambiente que respeite a singularidade de cada criança e promova um desenvolvimento saudável e inclusivo. A disseminação do conhecimento sobre a pedagogia de Emmi Pikler é fundamental para transformar a realidade das creches, fortalecendo a relação entre cuidado e educação. | - |
Descrição: dc.description | This study highlights the importance of the Pikler approach for Inclusive Early Childhood Education, particularly during the early years of life, which are crucial for the full development of children. During this period, significant changes occur in cognitive and motor skills, making it essential for these practices to be inclusive, also considering children with disabilities. The current challenge is to move beyond the traditional view of care and education, seeking practices that promote Inclusive Education from a humanizing perspective. The aim of this study is to provide knowledge about Emmi Pikler's approach and its contributions to the teaching practices of educators working with infants and children aged zero to three years and eleven months in daycare centers in the municipality of Juiz de Fora – MG. Through a continuing education course, the research intends to emphasize central elements of the Pikler approach, such as the vision of child development, free movement, free play, basic care, and the importance of the bond with a reference adult, aiming to facilitate an effective inclusion process in daycare settings. The research adopted a qualitative, exploratory approach. Data analysis was conducted through the application of a digital questionnaire using a Likert scale, aiming to evaluate the construction of knowledge about the Pikler approach after the completion of the continuing education course. The focus was to validate the impressions of the training and its relevance for daily care in the context of early childhood education in daycare centers. The collected data revealed a significant increase in the educators' knowledge about the Pikler approach after the training. Participants reported a greater understanding of the principles that underpin the approach and how to apply them in their daily practices. The training contributed to raising awareness about the importance of inclusion and the affective bond in children's development, fostering a more welcoming environment adapted to the needs of all students. The research concludes that the Pikler approach offers valuable contributions to improving inclusive practices in Early Childhood Education. Continuing education is essential for empowering early childhood professionals to implement these practices, fostering an environment that respects the uniqueness of each child and promotes healthy and inclusive development. The dissemination of knowledge about Emmi Pikler's pedagogy is fundamental to transforming the reality of daycare centers, strengthening the relationship between care and education. | - |
Descrição: dc.description | 182 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | abordagem Pikler, infância, desenvolvimento infantil, educação infantil, inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Educação infantil, Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pikler approach, childhood, child development, early childhood education, inclusive education | - |
Título: dc.title | Contribuições da abordagem Pikler para a Educação Inclusiva na primeira infância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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