O Twitter (X) como ferramenta de comunicação e educação para cardiologistas brasileiros: perfil, influência e desafios

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLacerda, Aline Goneli de-
Autor(es): dc.creatorRibas, Luana de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorJesus, Estephany de-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Ronaldo Ferreira de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thaiane Moreira de-
Autor(es): dc.creatorMesquita, Claudio Tinoco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38623-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.36660/abc.20230694-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058029-
Descrição: dc.descriptionFundamento: O Twitter (recentemente renomeado X) é uma mídia social popular que pode ser usada para a comunicação em saúde, mas há poucos estudos sobre o perfil dos cardiologistas brasileiros na plataforma. Objetivos: Identificar o perfil dos cardiologistas brasileiros no Twitter (X), sua rede de influência e alcance, e a forma de apresentação da sua biografia. Métodos: Foram analisadas 1083 contas de cardiologistas brasileiros criadas entre 2006 e 2021. Os dados foram coletados usando a ferramenta Follower Wonk e analisados com o software IRAMUTEQ. Resultados: A maioria dos perfis foi de homens (76,5%) e 0,8% era institucional. A maioria dos perfis tem até 100 seguidores (71%) e baixa autoridade social (81,8%). Os 20 perfis de maior influência são de homens (80%), com alta concentração na região sudeste (68%). Conclusões: Os cardiologistas brasileiros preferem uma comunicação pessoal e direta nas redes sociais, em vez de uma representação institucional. Há uma disparidade de gênero entre os cardiologistas brasileiros no Twitter (X), com predominância de homens. Os cardiologistas brasileiros com maior influência online são homens, com alta características na população-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionBackground: Twitter (recently renamed to X) is a popular social media that can be used for health communication. There are few studies analyzing the profile of Brazilian cardiologists active on the platform. Objectives: To identify the profile of Brazilian cardiologists on Twitter (X), their online influence and reach, as well as their bios’ description. Methods: A total of 1,083 accounts of Brazilian cardiologists were created between 2006 and 2021. Data were collected using the FollowerWonk tool and analyzed using the IRAMUTEQ software. Results: Most profiles were of men (76.5%) and 0.8% was institutional profiles. Most profiles had less than 100 followers (71%) and low social authority (81.8%). The 20 most influential profiles were mostly of men (80%) and highly concentrated in the southeast of Brazil (68%). Conclusions: Brazilian cardiologists prefer a personal and direct communication in social medias, rather than an institutional representation. There is a gender disparity among Brazilian cardiologists on Twitter (X), with a predominance of men. The most influential profiles were of men, and mostly located in the southeastern Brazil-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Cardiologia-
Relação: dc.relationARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2024-. ISSN 0066-782X.-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais online-
Palavras-chave: dc.subjectCardiologistas-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação científica-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectCardiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectOnline Social Networking-
Palavras-chave: dc.subjectCardiologists-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Communication-
Título: dc.titleO Twitter (X) como ferramenta de comunicação e educação para cardiologistas brasileiros: perfil, influência e desafios-
Título: dc.titleTwitter (X) as a communication and education tool for brazilian cardiologists: profile, influence and challenges-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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