A Psicologia como aliada da educação transgressora: práticas possíveis no universo EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBonaldi, Cristiana Mara-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7335513925776803-
Autor(es): dc.contributorSantos, Alessandra Daflon dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2213508484592395-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Mariana de Castro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3845822942108462-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5541042283868257-
Autor(es): dc.creatorAndré, Maria Fernanda Almeida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38617-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058020-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo pensar as contribuições da Psicologia na área escolar, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde de sua regulamentação como profissão no Brasil, a Psicologia esteve munida de compromisso, mas de acordo com o interesse das elites. O pacto entre Psicologia e classes dominantes resultou na reprodução de modos de governar a vida opressores, que reduzem às subjetividades à normatização esperada pelo sistema capitalista. Ciente das práticas de governo da vida, o Psicólogo precisa se atentar para a dimensão histórico-cultural do sujeito, levando em conta os sofrimentos psíquicos que são causados pelos movimentos cunhados na política do fazer morrer. Baseado nas ferramentas fornecidas pela Análise Institucional (AI), o psicólogo comprometido com os princípios éticos da profissão deve ser capaz de identificar as naturalizações e cristalizações em suas práticas, buscando criar movimentos para a autogestão dos sujeitos com quem trabalha. Aliado à autores que pensam novas políticas de ensino – que subvertem o papel passivo atribuído ao estudante e amplamente interessadas na inventividade e problematização do mundo – o Psicólogo munido de compromisso social será capaz de produzir práticas possíveis para uma educação transgressora e produtora de vida-
Descrição: dc.descriptionThe current study aims to reflect on the contributions of Psychology in the School grounds, focusing on the modality of Youth and Adult Education. Since its regulation as a profession in Brazil, Psychology has been provided with commitment, but according to the elites interests. The pact between Psychology and the ruling classes resulted in the reproduction of oppressive ways of governing life, which reduced subjectivities to the standardization expected by the capitalistic system. Aware of the practices governing life, the Psychologist must pay attention to the historical-cultural dimension of the individuals, taking into account the psychological suffering that is caused by movements coined in the politics of dying. Based on the tools provided by Institutional Analysis (AI), psychologists committed to the ethical principles of the profession must be able to identify naturalizations and crystallizations in their practices, seeking to create movements for the self-management of the subjects with whom they work. Allied to authors who reflect on new teaching policies – which subvert the passive role attributed to the student and are widely interested in the inventiveness and problematization of reality – the Psychologist armed with social commitment will be able to produce potential practices for a transgressive and life-producing education-
Descrição: dc.description48 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectCompromisso Social-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Institucional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectsocial commitment-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutional Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Psychology-
Título: dc.titleA Psicologia como aliada da educação transgressora: práticas possíveis no universo EJA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.