Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rauter, Cristina Mair Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2792499600232177 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Abrahão de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2523009327795934 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Regina Marques de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Miriam Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Chagas, Andréa Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Vergne, Celso Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2547774954616777 | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Maria da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058017 | - |
Descrição: dc.description | Pensar no racismo enquanto elemento estruturante da sociedade, no seu impacto no cotidiano da população brasileira e no comprometimento da Psicologia, como ciência e profissão, nesse debate é, em linhas gerais, o objetivo deste trabalho. Inicia-se falando da importância do estudo da questão racial no Brasil, enfocando a gênese do que constitui a racionalidade ocidental e o fato de a produção da Psicologia ser pouco expressiva no campo das relações raciais, apesar de o tema da “raça” estar presente nas suas formulações desde os primórdios de sua institucionalização no País. Esta se dá sob a forte influência do pensamento social brasileiro que tem no ideário racista do século XIX – período áureo do racismo científico – as bases teóricas que inspiram os estudos sobre a sociedade brasileira daquele momento. Intelectuais nas áreas da sociologia, da antropologia e da literatura são, inclusive, criadores e fomentadores dos primeiros cursos de Psicologia Social no Brasil. A seguir, discutem-se: a) sobre os saberes e as práticas “psi” no contexto pós-abolição e na contemporaneidade, observando que, apesar do silenciamento e da negação do racismo no País, foram produzidos trabalhos voltados para o tema do preconceito e da discriminação racial, infelizmente ainda não estudados com a devida importância nas universidades brasileiras; b) o papel do higienismo como política de controle da população e de como os ideais eugênicos tinham no horizonte a expectativa de tornar o Brasil um país “livre” das doenças e do atraso e, por conseguinte, branco. Outrossim, o estudo dedica-se a trazer alguns elementos que impulsionam a propor uma prática clínica cujo diferencial seria, em primeiro lugar, considerar a pluralidade étnica brasileira e que as relações sociais no Brasil são mediadas pela “raça”. Portanto, preconceito, discriminação, racismo são questões presentes no cotidiano das brasileiras e brasileiros e que precisam ser enfrentadas pela Psicologia. Parte-se de referenciais teóricos do campo “psi” e das demais ciências humanas, e procura-se apoiar e legitimar o recurso às práticas de cuidados populares e tradicionais, reconhecendo a experiência de luta do povo negro no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | To think of racism as a structuring element of society, its impact on the daily life of the Brazilian population, and the commitment of Psychology, as a science and a profession, in this debate is, in general terms, the objective of this work. We begin by talking about the importance of studying the racial issue in Brazil, focusing on the genesis of what constitutes Western rationality, and the fact that the production of Psychology is not very expressive in the field of race relations, despite the theme of “race” being present in its formulations since the beginning of its institutionalization in Brazil. This takes place under the strong influence of Brazilian social thought that has in the racist ideology of the 19th century – the golden period of scientific racism – the theoretical bases that inspire studies on Brazilian society at that time. Intellectuals in the fields of sociology, anthropology, and literature are actually also creators and promoters of the first courses in social Psychology in Brazil. Next, we discuss: a) the “psy” knowledge and practices in the post-abolition context and in the contemporary world, noting that, despite the silencing and denial of racism in Brazil, works focused on the theme of racial prejudice and discrimination were produced, unfortunately not yet studied with due importance in our universities; b) the role of hygienism as a population control policy and how eugenic ideals had on the horizon the expectation of making Brazil a country “free” from diseases and backwardness and, therefore, white. And, finally, we dedicate ourselves to bringing some elements that drive us to propose a clinical practice whose differential would be, first of all, taking into account the Brazilian ethnic plurality and the fact that social relations in Brazil are mediated by “race”. Therefore, prejudice, discrimination, racism are issues present in the daily lives of Brazilians and that need to be faced by Psychology. We start from theoretical references from the field of “psy” and from other human sciences, and seek to support and legitimize the use of popular and traditional care practices, recognizing the experience of struggle of the black people in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | 193 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | População negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black population | - |
Título: dc.title | Das memórias silenciadas às memórias futuras: pistas para uma psicologia antirracista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: