O que pensam alunos da Educação de Jovens e Adultos a respeito da Cultura Oceânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cinthya Simone Gomes dos-
Autor(es): dc.contributorMaurício, Carmen Edith Pazoto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2137892655146205-
Autor(es): dc.creatorSouza, Luiza Reis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36355-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058015-
Descrição: dc.descriptionA Cultura Oceânica é um movimento iniciado em 2002 baseado na ideia de que o Oceano influencia na vida do ser humano, e a vida do ser humano influencia no Oceano. Para isso, existe uma série de conhecimentos que a população deve ter, para melhor entender e respeitar o Oceano, que foi resumida em sete Princípios principais, que se desdobram ainda em 45 Conceitos Fundamentais. Apesar de menos abordado, o estudo do ambiente marinho é também um tipo de Educação Ambiental (EA), e enfrenta as mesmas questões de abordagem e espaço no currículo escolar. Para entender como se dá a EA em relação a Cultura Oceânica na Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi feita uma pesquisa a respeito do conhecimento prévio dos alunos do Fundamental I e II da EJA da Escola Municipal Alberto Francisco Torres em relação aos Conceitos Fundamentais da Cultura Oceânica. Para isso, foi passado um questionário solicitando: três palavras que o aluno associa à palavra Oceano, por Evocação Livre, e duas questões sobre o impacto do Oceano na vida do planeta e na vida do próprio aluno, onde eles deveriam responder em poucas linhas, e que foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Além disso, o formulário também fez um breve perfil socioeconômico do alunado, por meio de perguntas como idade, sexo, profissão, e cidade e estado onde nasceram. 26 alunos responderam ao formulário, a maioria mulheres de idade superior a 45 anos, de estados costeiros e em profissões não ligadas ao Oceano. Foi observado um maior conhecimento dos Conceitos Fundamentais ligados a biodiversidade e ao uso econômico e cultural do Oceano, o que indica um conhecimento prático do Oceano, e não um conhecimento acadêmico do mesmo. Em seguida, foi feita uma visita ao Ciências do Mar III, navio-escola da região Sudeste do Brasil, onde foi dado um tour apresentando o navio e seu uso aos alunos. Ao final da visita, pediu-se que os alunos voltassem à atividade de Evocação Livre e dissessem uma nova palavra que se relacionasse ao Oceano. Foi observado um aumento na frequência de palavras relacionadas com um caráter afetivo em relação ao Oceano, e não prático, indicando um novo relacionamento com este. Mais pesquisas são necessárias, no entanto, para entender como a atividade se daria no Ensino Médio, mais “conteudista” nas aulas de Biologia. Ainda assim, o resultado final da pesquisa se mostrou positivo, indicando que a EJA é um local onde a Cultura Oceânica não está presente no dia-a-dia, mas que é uma porta de entrada importante para a aquisição de conhecimentos sobre o Oceano.-
Descrição: dc.descriptionOcean Literacy is a movement that began in 2002 based on the idea that the Ocean influences human life, and human life influences the Ocean. To this end, there is a series of knowledge that the population should have in order to better understand and respect the Ocean, which was summarized in seven main principles, which are further broken down into 44 Fundamental Concepts. Although less discussed, the study of the marine environment is also a type of Environmental Education (EE), and faces the same issues of how to approach and space in the school curriculum. To understand how EE works in relation to Ocean Culture in Youth and Adult Education (EJA), a survey was conducted regarding the prior knowledge of Elementary I and II students of EJA at the Alberto Francisco Torres Municipal School in relation to the Fundamental Concepts of Ocean Culture. To this end, a questionnaire was given asking: three words that the student associates with the word Ocean, by Free Evocation, and two questions about the impact of the Ocean on the life of the planet and on the life of the student themself, which they were asked to answer in a few lines, and which were analyzed using the Bardin Content Analysis technique. In addition, the form also provided a brief socioeconomic profile of the students, through questions such as age, gender, profession and city and state of birth. 27 students answered the form, most of whom were women over 45 years old, from coastal states and in professions not related to the Ocean. A greater knowledge of the Fundamental Concepts related to biodiversity and the economic and cultural use of the Ocean was observed, which indicates a practical knowledge of the Ocean, and not an academic knowledge of it. Next, a visit was made to the Ciências do Mar III, a training ship from the Southeast region of Brazil, where a tour was given showing the ship and its uses to the students. At the end of the visit, students were asked to return to the Free Evocation activity and say a new word related to the Ocean. An increase in the frequency of words related to the Ocean with an affective character, rather than a practical one, was observed, indicating a new relationship with it. More research is needed, however, to understand how the activity would be carried out in High School, which is more “content-based” in Biology classes. Even so, the final result of the research was positive, indicating that EJA is a place where Ocean Culture is not present in everyday life, but that it is an important gateway to acquiring knowledge about the Ocean.-
Descrição: dc.description86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAula de campo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Costeiro-Marinha-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectOceano-
Palavras-chave: dc.subjectRelação do homem com o oceano-
Palavras-chave: dc.subjectField class-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectCoastal-Marine Environmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleO que pensam alunos da Educação de Jovens e Adultos a respeito da Cultura Oceânica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.